Perfil do candidato PM. Como é feito nosso psicotécnico?

A PMDF tem passado por grandes transformações nos últimos anos, principalmente de 2004 para cá, e isso é perceptível para a grande maioria.

Mas o que pode ter provocado isso?

Hoje ao realizar uma pesquisa sobre o perfil profissiográfico dos soldados policiais militares, em minha seção, vi que isso pode ser resultado de uma mudança de mentalidade que iniciou com um negócio chamado perfil psicológico dos policiais militares.

Sempre tenho falado de mudança cultural, mas ela leva tempo.

O perfil profissiográfico utilizado na corporação foi atualizado em 1998 e têm por objetivo a adequação do trabalho policial as necessidades da sociedade. Esse perfil foi formulado após análise ocupacional por tarefas, levada a termo por profissionais da área de pedagogia e oficiais da corporação, aliado ao perfil psicológico do soldado PM elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento de Recursos humanos – IDR – em 1989, juntamente com a equipe de psicólogos da PMDF. Os dados obtidos foram agrupados e foram traçadas as características necessárias e restritivas ao desempenho da função de soldado policial militar. Essas características foram posteriormente ratificadas, validadas e graduadas por oficiais da corporação. Após a validação e graduação dos atributos necessários foi definido o perfil profissiográfico que contempla atributos imprescindíveis, muito necessários e necessários aos profissionais que atuarão na Segurança Pública do DF.

E o que isso tem haver com nossa situação hoje?

Muita coisa, pois a pequena mudança realizada no perfil do profissional anterior a 1989 mudou muita coisa em nosso meio.

A mudança que pode ser provocada com uma nova reestruturação para adaptar o novo perfil do candidato universitário pode ser ainda maior.

Como base nos pilares da legalidade e do princípio da publicidade dos atos públicos saiba o que significa cada quesito analisado na avaliação psicológica para soldado PM.

Imprescindíveis: apresentação pessoal, atenção difusa, capacidade de acatar normas e regras, capacidade de adaptação, controle emocional, dedicação, discernimento, bom senso, disciplina, honestidade, imparcialidade, prudência, rapidez de ação e reação e responsabilidade.

Muito necessários: Atenção concentrada, capacidade de observação, dinamismo, educação, energia/autoridade, iniciativa, memória fisionômica, memória visual, organização, percepção, resistência à frustração e sociabilidade.

Necessário: Fluência oral, inteligência (raciocínio dedutivo/indutivo), persuasão e raciocínio verbal.

Todos esses quesitos podem ser realocados de maneira que atenda as novas exigências, talvez os quesitos: inteligência, fluência oral e persuasão sejam imprescindíveis para os próximos candidatos.

Além desses quesitos que são fundamentais para a aprovação do candidato, existem outros que serão analisados e havendo a presença de algum deles, “denotaria impedimento para o exercício da função, sendo suficiente para uma NÃO RECOMENDAÇÃO”. São eles:

Psicopatologias, Vícios (álcool, drogas, jogos, etc.), desvios de sexualidade, heteroagressividade exarcebada, agressividade auto-dirigida, fanatismo religioso, fanatismo ideológico, emotividade acentuada, impulsividade exarcebada, estrutura frágil de personalidade/sensibilidade acentuada.

Podemos observar certa carga de preconceito para a não recomendação, mesmo assim, um perfil profissiográfico é importante para detectar certos traços de desvios de personalidade dos candidatos, sendo a agressividade um dos mais importantes…

Portanto se você reprovou em algum psicotécnico é porque devem ter detectado alguns desses traços…

Com certeza precisamos aprimorar esse instrumento e utilizá-lo para contratar pessoas que já estão inseridas em uma cultura de respeito ao cidadão.

Saiba mais pesquisando na internet sobre:

Manual do Psicotécnico, existem vários sites que disponibilizam os testes.

PMvale-840x577

172 Comentários

Arquivado em Concurso, Perfil profissiográfico

172 Respostas para “Perfil do candidato PM. Como é feito nosso psicotécnico?

  1. Eu respeito sua opinião, contudo acho que vc foi infeliz nas suas palavras. O psicotécnico é muito estranho e, no meu modo de ver, muito subjetivo. Vou te dar alguns exemplos reais que eu li pela internet e outros que eu conheço pessoalmente: uma pessoa fez dois psicotécnicos na mesma semana, sendo um para CFO PM e outro para CFO BM; foi reprovada no CFO PM e aprovada no CFO BM. Um delegado estadual foi reprovado num psicotécnico para delegado federal. Um 1º Sgt foi reprovado um psicoténico para o curso de habilitação a oficiais. Um perito da PF foi reprovado para o cargo de delegado da PF. Eu conheco um ex-sargento do GATE que foi reprovado três vezes no concurso ao CFO PM; Há cerca de um ano ele fez o CHO (curso de habilitaçao de oficiais) e agora ele é tenente. Eu conheco vários praças que, num concurso foram reprovados no psicotécnico e, no concurso seguinte, foram aprovados. Eu sei de um caso de uma pessoa que, num dia, fez o psicotécnico para o CFO PM e, no outro dia, fez o psicotécino para o hoje extinto CEFO (curso especial de formação de oficiais); foi aprovado no CEFO e reprovado no CFO. Por esses exemplos e muitos outros, eu acho o psicotécnico um exame subjetivo. Agora, pensa bem, você estuda, estuda, estuda para passar no concurso e é reprovado no psicotécnico, tendo plena certeza de que é capaz de cumprir com eficiência as atribuições do cargo pretendido. Eu percebi certa carga de preconceito quando você escreveu: “Portanto se você reprovou em algum psicotécnico é porque devem ter detectado alguns desses traços…” Eu fiz duas postagens sobre o assuto:
    http://blogdopracinha.blogspot.com/2008/04/morte-do-pracinha.html
    e
    http://blogdopracinha.blogspot.com/2008/05/avance-para-guas-mais-profundas.html

    Saudações!

    Curtir

    • Aline

      Aderivaldo,

      Vi que em 6 de junho de 2008 vc publicou aqui no blog um texto com o título “Perfil do candidato PM. Como é feito nosso psicotécnico?”. De lá pra cá mudou alguma coisa no perfil profissiográfico buscado pela PM? Quais aspectos continuam tendo maior importância?

      Curtir

      • Aderivaldo Cardoso

        O perfil continua o mesmo, mudaram os testes…
        Ainda estamos “confeccionando” um novo perfil.
        Em minha opinião, em dez anos, mudou muito coisa. Mas as “reformulações” internas não seguem a mesma velocidade.
        abraço

        Curtir

    • lo

      A obscuridade no exame Psicotécnico é uma afronta a Constituição Federal.
      Se os Psicólogos querem esconder seus segredos, tudo bem, mas se forem utilizar o Psicotécnico para julgar a capacidade de alguém na forma de produzir prova contra este, sem fundamentação objetiva dos motivos, sinto muito, mas a validade deste teste Psicotécnico seja para concurso ou outra situação de julgamento é totalmente Anulável.

      A psicologia extrapolou a décadas o seu verdadeiro foco, que é a utilização da inteligência e sensibilidade de um verdadeiro psicólogo na gestão de utilizar da teoria a ciência concreta, através de anos de experiências em vivências filosóficas de Hipócrates 370ac. Platão, Aristóteles e sociológicas no aperfeiçoamento e investigação de cada ser, estão sendo trocados por análises físicas, ou seja, alguns Psicólogos na intenção de fugir do real para o absurdo, criaram a analise psicotécnica, no qual, resume o ser individual através dos movimentos da coordenação motora a formas de raciocínio lógico e testes ágeis e memoriais, resultando em um cálculo de números e percents. Será que alguns anos atrás o autor europeu queria chamar a atenção desta criação? Ou será que na época o pensamento já era publicar obras para venda, com explicação para o inexplicável? Tendo como exemplo Cesare Lombroso, no qual, dizia ele que o sujeito já nascia criminoso, isto é, medindo a cabeça, o tamanho da orelha e outras particularidades, “será”, é certo que não, coitado dos que até hoje tem o padrão que Lombroso especificou em sua obra.

      A personalidade humana é algo muito complexo, excluir alguém de um emprego , concurso ou qualquer outra finalidade por um exame criado sem perspectiva de funcionamento real e concreto, é afirmar com veracidade que as cartas de taro funcionam, que os profetas tem pura razão em sua profecias, que através das descrições nas cartas da antiga Grécia o cavalo de tróia existiu ou que na sua mitologia havia realmente o Minotauro, Medusa, Hercules, etc. É um absurdo nos dias atuais em que, a tecnologia avança, seja na medicina ou mesmo nos entretenimentos em que a capacidade de conhecimento se torna cada vez mais rápido, ainda pessoas são escolhidas através de testes ineficazes e sem comprovação científico de efetividade no conhecimento interior do indivíduo, extraindo com isso a chance de um verdadeiro trabalhador seguir adiante com seus sonhos, só porque não enxergou um animal numa mancha ou não riscou uma folha de forma adequada. Este conceito de análise esta longe de ser algo definitivamente eficaz e justo e tem que ser banido da realidade social.

      Não sou contra a Psicologia, até admiro e muito, mas, o Psicotécnico só acredita que quer, assim como duendes, fadas, etc.

      Curtido por 1 pessoa

      • bartolomeu junior

        parabéns amigo, concordo com vc cerca de 15 anos atrás eu era militar das forças e resolvi prestar concurso para pm fui incentivado pelo chefe de seção na época eu era da tesouraria do 2 batalhão da policia de exercito fui reprovado no psicológico na sala q estava todos, a gente foi alertado q se alguém fosse reprovado não adiantaria recorrer pois não prestaria mais concurso, eu estava preparado psicologicamente pois já havia 3 anos dentro do exercito com um ótimo comportamento ao entrar na sala me deparei com uma soldado de pele escura aparentemente não foi com minha cara por eu ser de pele clara com ar de ironismo ela falou não pedi pra vc entrar ainda! em fim depois fui para o psicotécnico e acabei reprovando hoje eu sou uma pessoa completamente doente psicologicamente tenho síndrome do pânico fui prejudicado,humilhado e não procurei ninguém hoje trabalho com transporte e peguei um certo trauma de policia gostaria de saber se posso correr atrás disso tirar meus prejuízos.

        Curtir

      • Nossa!! Quanta idiotice nesse comentário!!! Logo se vê que não entende ABSOLUTAMENTE NADA sobre testes psicológicos. Para eu te responder, teria que ficar aqui por muitos dias te explicanda, para suprir sua falta de base científica. E sim, os testes tem comprovação científica e são eficazes. É obrigatório para a aplicação em concursos públicos.

        Curtir

    • Ricard

      O exame psicológico é essencial para verificação grotescas da capacidade psicopata de um ser humano ou a falta de confiabilidade, mas o exame Psicotecnico em si, está longe de descobrir o mínimo de detalhe característico de uma pessoa, pode sim, analisar a cordenação motora, mas qualquer outra análise é mera ficção de algum psicólogo que não tinha o que fazer, criou uma teoria tosca que através dos movimentos das mãos pode se conhecer o grau de sensibilidade do ser humano. Só acredita quem defende a Psicologia, ou seja, alunos levados pela teoria dos professores, que também são levados pela teoria dos livros criados em países da Europa e aceitos por nós brasileiros, no qual, tem por maioria meros expectadores da ignorância em aceitar tudo que nos são postos, uma verdadeira FALTA DE CRÍTICA CULTURAL ABSOLUTA.

      Curtir

    • Beatriz Lopes da Silva

      Eu concordo com tudo que você escreveu. Eu fui aprovada em um concurso da polícia recentemente e me reprovaram no psicotécnico, sendo que eu passei em outros. Eu sou enfermeira e fui fazer o concurso da polícia. E já passei no psicotécnico do hospital onde trabalhei etc onde o grau de dificuldade é maior e me aparece uma psicóloga, eu já estando na quinta fase do concurso e fala q estou reprovada. É uma sacanagem muito grande! Porque houve um esforço, muito estudo e dedicação! o teste é subjetivo sim! é impossível você avaliar uma pessoa em 1 hora! É querer substimar a nossa inteligência…….

      Curtir

      • Fátima.

        Eu tb passei por todos os testes em 1998 fui aprovada, e fui reprovada no ultimo psicotécnico, e na época minhas amigas filhas de PMs, todas passaram. Estranho;

        Curtir

      • DIEGO CENTENARO

        testes pscicotecnicos padrao FIFA . KKKKKKK

        Curtir

      • Querida, não é em uma hora. Em uma hora é a aplicação. A correção é feita em muito mais horas e baseado em muito estudo. A não ser que ela te deu o resultado na hora, sem ter tido tempo de analisa-lo.

        Curtir

    • Eduardo

      Trazendo pra prática informo que fui considerado ” não recomendado ” no concurso da PMDF de 2001, o qual recorri o tal teste e em juízo refiz alguns e a própria perita me disse que os testes do concursos eram muito subjetivos. E que alguns nem tinham validade no Conselho Nacional de Psicologia. Hoje trabalho realizando patrulhamento tático, na considerada melhor tropa do DF, e sou considerado um policial exemplar. Não tenho punição, tenho dezenas de elogios e gosto do que faço. E ainda tem vários ” não- recomendados ” trabalhando no meu Batalhão. Sofri muito preconceito, discriminação, porém hoje provo para qualquer um o meu potencial profissional dentro da PM. E digo em alto e bom som: O PSICOTÉCNICO HOJE COMO É REALIZADO, NÃO FUNCIONA E AINDA GERA MUITAS INJUSTIÇAS !!!! EU SENTI ISSO NA PELE.

      Curtir

      • Oliveira

        Legal, eu tbém fui reprovado no psicológico da PMSP, porém me disseram que para o psicológico não havia recurso, Apenas marquei uma entrevista Devolutiva pra saber o motivo e me disseram que eu me demostrava impulsivo, sendo que na vida nunca agi por impulso! Decepções faz parte da vida, esse ano tem outra vez, espero chegar até lá.

        Curtir

      • Raquel Borges

        OI Eduardo, acabei de ler seu comentário e foi motivador para mim, uma vez que já prestei o concurso da PM e fui aprovada, mas nos testes psicológicos não fui bem. Hoje aos 28 anos acabei de ser aprovada novamente para o TAF, depois de 3 tentativas. Sei que vou passar no TAF, mas o psicológico de fato me preocupa, mas tenho a opção de recorrer, uma vez que não aproveitei a oportunidade no passado.

        Curtir

      • DIEGO

        Eduardo, passei por isso e vi muito acontecer também. Tenho 29 anos, servi às Forças Armadas por 5 anos e, quando saí, tentei ingressar na PMSP 2012, mas não consegui por reprovação no psico. Gastei uma fortuna, foram 3 dias de teste, um por mês. Um Ano de processo seletivo e ser contra indicado é tenso. Enfim, no mesmo ano, passei na PMES onde sirvo hoje somente na Inteligência por plena capacidade. Me considero um bom profissional. Sigo todos os bons costumes da ética e valor policial e sou muito feliz por estar aqui. Portanto, embora tenha uma admiração pela psicologia, eu NÃO acredito em nenhuma das suas linhas de raciocínio em se tratando do comportamento alheio.

        Curtir

  2. Aderivaldo Cardoso

    Obrigado pela participação no blog amigo pracinha.

    Talvez não tenha atingido meu objetivo em ser irônico dessa vez na parte da reprovação…

    Na verdade achei esses critérios para não recomendação preconceituosos e muito subjetivos, mas conversando com soldados formados em psicologia eles me explicaram a seriedade desses testes…

    Eu procurei mostrar nesse texto que o psicotécnico é importante na PMDF, mas esse perfil precisa ser mudado…

    Quanto aos exemplos que vc citou, talvez seja porque as polícias hoje estejam procurando pessoas mais voltadas para o policiamento e menos atributos militares, além disso, cada cargo citado possui um perfil pré-estabelecido e cada prova pode ser realizada por uma banca diferente que pode utilizar uma das dez ou mais metodologia autorizadas pelo conselho de psicologia.

    A PMDF após a criação desse “novo” perfil, mesmo ultrapassado, conseguiu atingir seu objetivo, é só observar o quanto a polícia evoluiu de 1999 para cá, apenas com 02 concursos após essas mudanças…

    Não sou um defensor do psicotécnico mas respeito o trabalho realizado pelos técnicos da área…

    Curtir

  3. O concurso para a PM chama-se “CONCURSO PÚBLICO”. Eu quero frisar o caráter “Público” do concurso. Se é para escolher candidatos, não precisa de prova de conhecimentos nem de teste físico. Na minha opinião, o psicotécnico deveria tão-somente avaliar a sanidade mental do candidato. Eu acho um tanto que improvável que um exame psicológico de poucas horas consiga definir se a pessoa é honesta ou não, se é dedicada ou não, se…
    Agora, acerca da fluência oral, este é um exame que deve ser realizado por uma fonoaudióloga, e não por uma psicóloga.
    A validade do exame psicológico é muito debatido nos tribunais. Muitos Juízes, em face da subjetividade do exame, consideram-no ilegal, por não atender o critério da objetividade e da publicidade. Você sabia que, em muitos Estados, o candidato não pode sequer pegar nos laudos e nos testes, tampouco reproduzi-los (xerox). A psicóloga que o contra-indicou somente lhe informa os motivos da contra-indicação, mas não o deixar nem ao menos pegar nos laudos ou reproduzi-los para subsidiar o recurso administrativo. Isso porventura não infringiria a princípio constitucional da publicidade e o direito de acesso a dados nos órgãos públicos (habeas datas)? Ademais, o psicótecnico pode ser um “potencial” meio de favorecimentos. Não afirmo que exista favorecimento, mas que o psicotécnico pode ser um potencial meio de favorecimentos, assim como a redação também pode ser. Muitos de nós temos “telhados de vidro”; muitos de nós tentaremos concurso de acesso ao CFO, para a Polícia Federal, para a Polícia Rodoviária Federal e outros concursos que exigem a aprovação no exame psicoténico. Encerro com uma pergunta a você: Se você fosse reprovado no psicotécnico de alguns desses concursos que eu citei, você aceitaria normalmente o resultado ou duvidaria da objetividade do exame? Saudações!

    Curtir

    • bruna

      nunca vi tanta asneira na minha vida….

      entao quer dizer quer…para ser um POLICIAL, fazer a SEGURANÇA das pessoas, PORTAR UMA ARMA….nao é preciso avaliar a condição emocional do individuo????

      no MINIMO voce deve ser um desajustado….devia adquirir o MINIMO de cultura antes de falar do que nao sabe…

      e sim, quem vos fala aqui é uma psicóloga.

      Curtir

      • lo

        Para uma psicóloga, você é muito nervosa.
        Quanto a condição emocional do indivíduo, só o psicólogo pode avaliar através de um minucioso exame, já o psicotécnico não avalia nada, apenas serve para tirar muitas vezes bons trabalhadores e deixar entrar muitas vezes no emprego: esquizofrênicos, usuários de drogas, ladrões. É na verdade um meio fraudulento e ineficaz, ou seja, o Psicotécnico não tem veracidade e nem efetividade nenhuma, prova é, o grau de subjetividade que emana.

        Curtir

      • pauo roberto

        vcs psicologos nao sabem de nada bando de babacas

        Curtir

      • gilson

        da forma como você escreveu da para perceber que não paçaria em um exame pscicotécnico da bm

        Curtir

      • psicologo nao serve para nada so frusta os sonhos de uma pessoa

        Curtir

      • o meio social, fala tanto que juizes se acham deuses, que nada esta acima deles, o fato é que pscicologos(a) se acham criadores e julgadores da vida humana, aceito o teste pscicotecnico para ingresso na area de segurança , mas nao admito um ser mortal emitir pareceres em uma entrevista de 30 minutos, A PSCICOLOGIA É UM RETROCESSOOO AO LIVRE PENSAR , SE BEM QUE PRA SE MILITAR NAO SE PODE PENSAR , MAS VCS PSCICOLOGAS TEM QUE ADMITIR QUE NAO SAO DEUSES QUE SE BASEIAM EM RISQUINHOS MEDIUCRES EM UM PALOGRAFICO POR EXEMPLO, ME TRAGA UM TESTE PALOGRAFICO E EU LHE DOU DOIS TIPOS DE RESULTADO, VC ME QUER AGRESSIVO, OU CALMO E ADEQUADO? TESTES SAO TESTES,VC SE PREPARA ,, LOGO SUA PERSONALIDADE NAO É IN NATURA, ENTAO LOGO O TESTE É SUBJETIVO E FALHO.

        Curtir

      • RONI SOUSA

        ahahhahh esse exame é tudo uma aberração pq conheci um traficante de drogas que fez o psicotécnico e foi aprovado e hoje atua como soldado da pm, enquanto muitas pessoas de caráter levam uma vida entre os estudos e dedicação social e ainda acabam que sendo reprovados em um desses testes psicológicos.

        Curtir

      • CentenaroAB- C.

        Moral da historia ‘ o que tm d pm loco trabalhando .

        Date: Tue, 1 Jan 2013 23:28:03 +0000 To: che_centenaro@hotmail.com

        Curtir

      • vc pelo jeito esta descontrolado ou ja esta em um nivel muito grande de estresse para fazer um comentario desse , vai se tratar

        Curtir

      • michele

        se o exame psicotécnico definisse toda a personalidade de um individuo, o que dizer de policias que roubam, matam injustamente, se corrompem…eles não foram aprovados por vocês psicólogos? vocês deveriam de antemão prever tal mudança de comportamento na hora do exame não é? rabiscos em uma folha, um gaguejar ou trocadilhos de palavras nunca irão definir ao certo a complexa e imprevista mente humana, vocês psicólogos se acham tão espertos, quando na verdade são apenas loucos-coitados, navegando com seus barquinhos no imenso oceano do celebro humano.

        Curtir

      • E o cara é que éo desajustatado heim!!!!KKKK

        Curtir

      • Bruna, me responda então porque uma pessoa é reprovada em um concurso e passa no outro para o mesmo cargo?

        Curtir

      • Juliana

        Cara Psicóloga.
        Você está muito focada em torias e estudos “científicos” totalmente baseados em informações tendenciosas. Você já pensou em questionar cientificamente, por pesquisas práticas de casos concretos a validade dessas teorias que você tào ardentemente defende? Aposto que não. Sou policial e, no meu primeiro concurso reprovei no Psicotécnico, entrando na Corporação mediante Liminar Judicial. Por fim, acabei fazendo o próximo Concurso que abriu e passei no Psicotécnico e hoje estou há 13 anos na carreira.
        Afirmo que sou uma excelente profissional e nunca tive problema algum comportamental ou de qualquer outra espécie.
        Posso afirmar com a certeza mais absoluta de todas: tenho muitos colegas de serviço que foram aprovados no Psicotécnico que sào verdadeiros torturadores, descompensados emocionalmente e que têm verdadeira aversão por figura de autoridade.
        Chego à mais plena conclusão de que esses exames psicotécnicos não conseguem avaliar de maneira correta o perfil psicógico de uma pessoa sequer, que seus resultados não são confiáveis, e não são mesmo! E não há o que você possa me falar que mudará minha opinião, pois eu fiz o que poucas ou nenhuma psicóloga conseguiu ou quis de fato fazer: observar as pessoas, conhecê-las.
        Eu conheço os avaliados, eu observo suas ações e muitos que foram aprovados, reafirmo, não deveriam ter sido.
        Daí minha conclusão: Psicotécnico não poe ter essa importância toda em concursos públicos porque seus erros são evidentes e sua margem percentual de acerto é pequena.

        Curtir

    • gabriela

      Primeiramente gostaria de fazer uma pergunta a você…Em qual faculdade vc se formou em psicologia para poder falar que um teste não é capaz de traças características de um individuo?
      Segundo, só no seu mundo um Concurso Público não precisa de provas e/ou testes para a escolha de candidatos. Uma escolha só pode ser baseada em dados concretos onde o profissional possa embasar com subsídios científicos sua hipótese.
      E por último, ninguém é obrigado a participar de um concurso público. As pessoas que se inscrevem entede-se que leram e concordam com edital.
      Então como você pode agora discordar dos métodos científicos aprovados pelo CRP – Conselho Regional de Psicologia dizendo que os testes são inapropriados?
      Só para não esquecer, acho que você não conhece a palavra Ética. Os psicólogos tem um código de ética que norteia sua conduta profissional e aqui ou em qualquer lugar do mundo é proibido a reprodução parcial ou total de um material utilizado em um teste psicólogico e muito menos ter acesso a eles.
      E também seria muito ingênuo de sua parte achar que só existem pessoas bem intencionados no mundo querendo entrar na PM só porque é “um bom menino”. Portanto, não fale e nem critique o que você não conhece.
      Procure estudar e ter realmente opniões baseadas em algo científico.

      Curtir

    • Viviam

      Então, todos que forem reprovados devem crer que o teste está errado e é subjetivo?

      Curtir

  4. firemandf

    Realmente os testes psicotécnicos por vezes deixam no ar uma certa dúvida a cerca de sua eficácia e objetividade.

    Um bombeiro aqui do DF recentemente foi reprovado no psicotécnico para a Polícia Federal, entrou na Justiça e ganhou o direito de cursar, assim como vários outros candidatos civis.

    Já existe até cursinho preparatório para testes psicotécnicos, que dão dicas de como o aluno deve responder certas questões.

    Mas que o exame psicológico é importante, isso não podemos negar, tendo em vista que ao menos os casos “extremos” de distúrbios comportamentais são detectados com mais facilidade e os candidatos excluídos do certame.

    Curtir

    • pablo macedo

      com certeza e duvidoso sou guarda civil municipal da regiao metropolitana de sao paulo estou com exame psicologicos em dia avaliado pela uma psicologa credenciada pela policia federal e recentemente fui reprovado em um exame psicologico para a policia de sao paulo e tive meu recurso administrativo indeferido vou entrar agora via judicial

      Curtir

      • Aderivaldo Cardoso

        Esse é o caminho, companheiro!
        Boa sorte!

        Curtir

      • bruna

        nao é atoa que o que temos hoje nas ruas são policiais desprepadaros não só “tecnicamente” digamos, mas PRINCIPALMENTE psicologicamente despreparado para cuidar e assegurar a vida das pessoas….

        e ainda vocês querem dizer que avaliação psicológica é um absurdo??

        absurdo são esses policiais que temos soltos na ruas…desequilibrados….muitas vezes até desajustados….

        mais uma vez eu digo…..ESTUDEM, LEIAM….depois podem opinar a respeito.

        Curtir

  5. Aderivaldo Cardoso

    Com certeza recorreria amigo pracinha…rsrsrs

    O objetivo do texto foi mostrar quais são os critérios analisados e avaliados…

    Nem imaginava que esses eram os critérios…

    Eles não deveriam ser públicos?

    Concordo plenamente com quase todas as suas colocações!

    Curtir

    • lo

      A Bruna esta equivocada, pois, esta maioria que ela diz de policiais despreparados, passaram todos por exame Psicotécnico, e foram aprovados com assinatura dos Psicólogos, certificando a fé da sanidade de tais policiais.
      Antes de criticar tais policiais expremente primeiro passar um mês como policial nas ruas brasileiras.

      Curtir

  6. PEDRO

    Não sériam algumas das características acima adquiridas na vida militar ( adquiridas e aperfeiçoadas )???

    Curtir

  7. Pingback: blog do pracinha» Arquivo do Blog » Psicotécnico/ Exame psicológico na PM

  8. Pingback: Modelo de recurso administrativo contra exame psicológico / psicotécnico / psicoteste « Giro policial

  9. rodrigo

    Boa noite!
    Achei interessante as informacoes sobre o psicotecnico da pm e gostaria de receber mais informacoes sobre este assunto.

    Rodrigo

    Curtir

  10. Alexandre

    Não sériam algumas das características acima adquiridas na vida militar ( adquiridas e aperfeiçoadas )???

    as chamadas “características dos traços”, não podem ser adquiridas com o tempo…são características genéticas!!!
    as características desenvolvidas com o tempo são as chamadas “características comportamentais”.

    Curtir

  11. roberio

    como comentou firemandf, acredito que apenas os casos extremos devem ser levados em conta nesses testes psicológicos, pois a mente humana é muito complexa e nenhum outro ser humano pode determinar a sua eficácia a partir de um simples teste, sem falar que o próprio recrutamento e a própria vida profissional servem para traçar certos(não todos) os atributos.

    Curtir

    • bruna

      nenhuma psicóloga sai falando coisa sem sentido…

      nós estudamos NO MINIMO 5 anos…..os testes tem base CIENTIFICA meu caro…..não são simples desenhos sem conteudo….

      e outra coisa…realmente nada é 100% de eficacia….os testes apontam TENDÊNCIAS, comportamentos que o individuos PODE VIR A APRESENTAR mediante tais estimulos….

      uma pessoa com tendência a ser agressiva e impulsiva…PROVAVELMENTE irá de comportar de forma agressiva em uma situação de stress ou grande pressão….

      VOLTO A DIZER…….
      SE QUER OPINAR A RESPEITO….ESTUDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

      Curtir

      • everton

        bruna, concerteza nesses cinco anos de faculdade vc deve ter faltado todas as aulas de português, porque vc escreve muito mal e pricipalmente se expressa pior ainda. Quanto a sua faculdade de formação espero que seja pública ou pelo menos alguma conceituada, pois para uma pessoa analisar psicológicamente o comportamento de outra, reprovando-a ou aprovando-a , necessita de muito mais tempo. Um exemplo disso, é o casamento onde as pessoas passam anos juntas e estão sempre conhecendo atitudes novas uma da outra. ah! só para que eu não me esqueça, a maioria das provas de psicologia são corrigidas com crivos, para quem não sabe o que é crivo, é um tipo de gabarito com a respectiva personalidade a ser analisada de acordo com o cargo a ser ocupado. Resumindo, vc estuda 5 anos para analisar o comportamento das pessoas com um gabarito.

        Curtir

      • gabriela

        Eu não sou a Bruna, mas eu só tenho uma pergunta para te fazer:
        Você estudou 5 anos de psicologia? Você parece “saber muito”. Qual é o seu CRP?
        Já que você é uma pessoa tão culta que inclusive aponta erros de português de outras pessoas, deve saber que para ter uma opinião sobre algum assunto é preciso conhecer. Por isso reforço minha pergunta, qual é o seu CRP??
        Quando o estudante se forma na graduação de psicologia – 5 anos sai habilitado para exercer função de psicólogo com o CRP, você sabe o que é isso? Se não sabe, significa: Conselho Regional de Psicologia.
        Portanto estes 5 anos já permite dar pareceres de testes, entrevistas, dinâmicas de grupo em empresas, hospitais, clínicas, escolas e em qualquer psicotécnico de concursos públicos.
        Para finalizar, nós psicólogos não páramos nos 5 anos, pois não queremos nos tornar pessoas medíocres como você.

        PS: Nome próprio começa com letra maiúscula – ex: Bruna e com certeza escreve-se separado e não da forma que escreveu “concerteza”

        Curtir

      • Débora

        Mas que psicóloga mais descontrolada!!! rsrs

        Curtir

      • Beatriz Lopes da Silva

        Como a Senhora mesma diz: “uma tendência”, ou seja subjetivo, pois a palavra “tendência”, não quer dizer que vá ocorrer e sim que tende, mas é só uma suposição. Por exemplo: existem pessoas super tranquilas que em algum momento da vida podem se tornar agressivas! Não estou desmerecendo o seu trabalho, o questionamento aqui é com relação a eficácia 100% do teste, é impossível conhecer uma pessoa em 1hr de teste subjetivo! É fato…..

        Curtir

      • Everton, só quero te explicar uma coisa. O gabarito é um auxílio para o psicólogo não perder tempo na correção. Mas a interpretação sim, esta precisa de uma boa formação para se realizar. Lembrando que quem avalia a personalidade não é o teste, e sim, o psicólogo. O teste é apenas um instrumento.

        Curtir

  12. Antonio pereira lima

    Acho injusto tais formas que eles usam no exame psicotécnico pois muitas pessoas quem tem capacidade são reprovados e outras que não tem capacidade são aprovados.Essas pessoas que me refiro são praças que irão invergonhar a corporação e desrespitar a sociedade.entretanto acho que não deveria ter psicotécnico e sim o tempo na corporação e que iria indicar se o canditato a praça é apto ou ñao apto.pois fazem isso tudo e depois esqueçem que o pm existe ou seja o sofrimento só foi pra entrar agora que está dentro vai ser da maneira dele, é isso que ñao concordo.

    Curtir

    • lo

      Gabriela, você escreveu seu nome com letra minúscula.
      É lógico que você vai defender a sua bandeira, ou seja, a Psicologia estudada por 5 anos na Faculdade, mas quando você se deparar um dia, com o teste psicotécnico, e que, dependerá dele para o seu emprego, e infelizmente você não passar, acredito que não respeitarás tanto assim o teste psicotécnico.
      Não sou contra a Psicologia, apenas detesto o exame do psicotécnico que de efetividade não comprova nada, é puro conto de fadas.
      Um exemplo é um teste do qual é medido por grau de 1-2-3-4-5-6-7, digamos que (1) significa infeliz e (4) significa feliz e (7) muito feliz, agora 0 (2-3) ou 0 (5-6) significaria o quê? Meio infeliz! ou Meio feliz! Como julgar-me em uma situação de meio termo, não existe, só existe na concepção de quem criou o psicotécnico para calcula-lo, pois qualquer pessoa de sã consciência sabe que não existe meio termo de felicidade ou qualquer meio termo de outra qualificação, ou é ou não é, desta forma prejudicará, e muito a todos nós que necessitamos de emprego. Quantos livros de psicotécnicos são vendidos no mundo? Quantos Advogados ganham dinheiro com recursos? Quantos concursos são feitos para financiar os órgãos públicos e os próprios Psicólogos que participam dos julgamentos dos exames? Quantas pessoa boas deixam de ser empregadas devido a um exame se veracidade?

      Curtir

  13. Acabei de fazer o psicotecnico da PMERJ e acreditem, me senti insatisfeito em relação ao nivel dos candidatos, acho totalmente viavel a aplicação dos testes para eliminação dos “menos preparados psicologicamente” para a carreira de Policial Militar, no entanto ainda não tenho o resultado pora saber se fui, ou não aprovado. Aguardemos pois.
    Espero que a PMERJ possa continuar seus exames pra “podar” certos candidatos, pois a coisa ta feia hein. Muita gente incapaz de poder portar uma arma ou conduzir situações de risco. Fiz a prova pra Oficial e por pouco não fui selecionado na terceira etapa, agora tenho que me contentar como Praça até o proximo concurso.

    Curtir

  14. Rodrigo

    Realmente muito interessante este assunto e tambem capaz de gerar muita duvida.Recentemente fui aprovado no concurso para soldado da policia militar de São Paulo e logo chegará minha vez de fazer estes exames,sinceramente eu não acredito que seja possivel avaliar uma pessoa em tão pouco tempo,sendo que muitos reprovam e no ano seguinte são aprovados em outra ocasão, porem no mesmo concurso com os mesmos requisitos.Eu não entendo!

    Curtir

  15. L.Fernando Lucarelly

    O Correto para mim deveria ser feito o psicotécnico, deveria ser feito durante o periodo do treinamento que você terá para ocupar o cargo, acompanhamento psicologo dia a dia, assim podemos realmente de fato ver como é o perfil do canditato, e não em uma sala com tempo limite de 2 a 3 horas, ridiculo isso, “se for assim farei teatro virarei ator e fingirei uma pessoa que não sou para o Psicologo.!

    Descupa o sarcasmo, mais ainda é falho esse sistema.

    Curtir

  16. camila

    oi amigos, passei no concurso da PMPA, vou fazer semana que vem o psicotécnico, e estava na internet atras de algumas duvidas que tenho e achei esse blog legal, tirei minhas dúvidas, mas fiquei reciosa!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Parabéns Camila,
      Dará tudo certo…
      Não se preocupe…
      Não deixe sua ansiedade te atrapalhar!!

      Curtir

    • Mac

      Camila, passei na PC/PA para Delegado. Sei que que fez o concurso da PM/PA foi o Movens. Gostaria de pedir a sua ajuda. Você lembra quais foram os testes psicotécnicos realizados pelo Movens no seu concurso. Os nomes deles. Se vc puder me ajudar agradeço. Obrigado pela atenção.

      Mac Dowell Fortes

      Curtir

  17. edivaldo morais

    olá gostaria de saber, se pode priorizar a estabilidade. na hora da emtrevista? e cuando me perguntas o porque de min quere se pm, qual a resposta correta? desde já obrigado!!

    Curtir

  18. Renato

    Passei Tbm no PMPa e estou preocupado com o Teste, há comentários que serão eliminados aproximadamente 55% dos candidados para não sobrecarregar os próximos testes, já que foram classificados cerca de 4vezes o numero real de vagas!

    Curtir

  19. dirceu

    passei pm es para sd. e quem vai aplicar o teste psicotecnico e a cespe unb… estou um pouco ansioso>>>>> sera que e muito dificil… mas concfio em DEUS E DARA TUDO CERTO

    Curtir

  20. William

    Seguinte galera passei no ultimo concurso de agente de escolta e muralha de sp nao estudei nada de psicologico antes do exame, o segredo na hora la é manter a calma e nao dar respostar decoras pq ela percebe isso no ato, no dia do exame durma bem alivie a mente de problemas e stress, na dinamica de grupo seja pense sempre no espirito de equipe nao tenter se mostrar que é o lider pois da minha sala que eram 45 apenas 5 foram aptos fiquem tranquilos nao é bicho de 7 cabeças não, passei neste da PM SP agora é so aguardar qual vai chamar primeiro um abraço e boa sorte a todos

    Curtir

  21. Maxwell

    OI td bom. Em 2007 fiz o concurso pra PMES passei na prova objetiva e de redação mas fiquei no psicotécnico por um pontinho. Agora tentei a prova novamente e passei na prova objetiva e de redação. O psicotécnico será domingo agora espero dessa vez conseguir passar. Mas é muito dificil de entender esse teste as vezes passam pessoas que eles julgam ser certas para o cargo mas chega la faz besteira. Então é dificil de entende esse teste.

    Curtir

  22. Marcelo Gomes

    tenho uma opinião acerca do psicotecnico idem ao do colega acima se é para selecionar façamos apenas o exame psicotecnico e pronto a adminstraçao nao gastaria tanto para selecionar o profissional.
    gente… gente… psicotecnico depende do estado emocional do sujeito e a pessoa avaliadora se faz do “resultado” fornecido pelo sujeito para aprovar ou reprovar.
    vejamos os numeros de pessoas que possuem CNH (quer arma maior do que um carro?) e os inumeros acidentes… Desta forma o sujeito pode omitir um fato e ser aprovado ou pode as vezes ser honesto de mais e ser reprovado. Quem ja marcou na renovaçao de CNH que faz ingestao periodica de bebida alcoolica mesmo sendo um alcoolatra? Eu desconheco.
    Psicotecnico – e individual, tem que ser seguido de fatores como periodicidade e nao umas meras horas em alguma sala definir quem vai para o paredao da justiça ou quem ja fica no curso.

    Curtir

  23. Quyllur hqtun pinto dos santos intip churin

    olá sou Quillur hatun, passei neste ultimo concurço ,da pm ac gostaria de saber, se pode priorizar a estabilidade. na hora da emtrevista? e cuando me perguntas o porque de min quere se pm, qual a resposta correta? desde já obrigado!!

    Curtir

  24. Fabiano

    Boa noite!
    Bom quero relatar que fui aprovadono edital de sp 2008 e tenho ai mais um mes para me preparar para o psicotécnico, agora tenho duvidas sobre a vestimenta e também o que devo treinar em casa que com certeza cairá no dia do exame.
    Abraço

    Curtir

  25. CLAUDIO

    Caros amigos, saudações.
    Eu prestei o concurso para soldado da policia militar do estado de são paulo em 2008, passei em todas as fases, exceto no exame psicológico, cujo o resultado foi divulgado em 17/04/2009, o que me deixou bastante furioso, tendo em vista que até já até haviam procedido com minha investigação social… detalhe: sou militar da ativa das Forças Armadas (FAB), ou seja, de fato o exame psicológico pode ser levado a sério?. A resposta é NÃO!. É na verdade um exame demasiadamente subjetivo e que favorece a corrupção!. Mas eu não vou desistir.
    contato: pereira.claudioluiz@hotmail.com

    Curtir

  26. ai galera eu passei no psicologico para socio educador ou agente penitenciario para menores infratores, ate tudo beleza, mais para frente eu passei no concurso para policia militar e no dia do teste psicologico, estava tranquilo fiz uma avaliaçao na boa sai de la confiante que tinha conseguido, porque este teste foi mais facil do que o outro que fiz para socio educador, no dia que saiu o resultado o meu nome não estava na lista, fiz a entrevista devolutiva a psicologa me disse que eu não era capaz de tomar decisoes, acumulava muita energia sem saber canalizala corretamente me disse que eu era timido e outras bobagens, o teste que ela me reprovou foi o mais facil aquele de fazer risquinho, pelo teste do risquinho a mulher me disse que eu era incapaz de tomar decisoes, queria chama-la de doida por afirmar mentiras, eu sou capaz de exercer a funçao de policial militar com louvor sem me gabar, ninguem pode dizer com exatidao do que voce e capaz si não voce mesmo, si alguem dizer algo de voce sem voce ser o que estao afirmando e difamaçao e calunia e crime.

    Curtir

  27. eder teles

    fiquei reprovado no psicotecnico da pmpa tem como recorrer?

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Com certeza Eder!
      Pode entrar com recurso administrativo e judicial!
      É bom analisar o edital e ver qual a melhor alternativa!
      abraço

      Curtir

      • Eder Teles

        eu contratei um advogado e entrei com um mandado de segurança. pois no exame especifico de inteligencia e raciocinio eu passei nos tres testes, mas fiquei no de personalidade na entrevista devolutiva eles alegaram que eu era 100% agressivo e em outro item disseram que eu era 100% covarde. refutei todo o parecer psicologico no recurso administrativo em vao . ninguem passou. quais as reais chances que eu tenho de ganhar a causa?

        Curtir

  28. Gostaria de saber como é o exame psicológico para agente pentenciário em são paulo.Obrigada estou aguardando.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Amiga Cláudia,
      Infelizmente não tenho essa informação, mas você poderá obtê-la de forma parcial no edital normativo do concurso, em tese eles são obrigados a informar os pontos principais do exame!

      abraço

      Curtir

  29. pedro medeiros

    Ola a todos! eu passei no concusso para BM RS eu agora estou aguardando o exame psicológico , estou ansioso pois já havia passado por este exame antes e fui reprovado.estou procurando dicas caso alguem tiver alguma agradeço! não sei bem oque dizer quando me perguntarem sobre os meus motivos para ingressar na corporação mas o fato é que considero uma profissão muito valorosa e uma causa pela qual vale os sacrifícios. Por fim esse exame psicológico me parece pouco eficiente e digo isso porque conheço pessoas sem um pingo de honestidade e responsabilidade que foram aprovados neste teste e no final quem vai pagar o preço por isso será a sociedade que é o objetivo final de toda polícia, ”SERVIR E PROTEGER”.

    Curtir

  30. Jefferson

    O exame não é perfeito como nada na vida é perfeito, mas, certamente, separa os desequilibrados que podem causar tragédias daqueles que são aptos para o exercício. Acredito que o princípio básico do teste não são exatamente as perguntas (que devem ter a sua importância), mas as reações do entrevistado. Simplesmente, o psicólogo abre o bico do sujeito e ouve o que ele vai dizer, para ver se ele está se controlando, equilibrado, sóbrio, além de confirmar se ele é honesto (com as informações prévias), e se ele tem algum nível cultural e intelectual. Se o sujeito agüentar a meia hora de conversa sem perder a compostura e a coerência, acho que ele serve para o exercício policial. Já se ele se enrolar todo, dar respostas sem sentido, perder o raciocínio, se contradizer, tremer, suar e tal, é sinal de que já fica amedrontado e abalado em uma sala segura conversando com um psicólogo. Se o cara não se segura nesse ambiente tranqüilo e pacato, não vai se segurar na troca de tiros, na invasão do morro, mesmo na abordagem de suspeito. Significa que ele não tem firmeza emocional, psicológica e intelectual, e, logo, não serve para policial.

    Curtir

    • Perito

      Não ser apto no psicotécnico por ter ficado nervoso devido a pressão do momento. Este teste envolvem situações distintas, da situação de stress e perigo de vida na atividade policial. Em ambos você pode estar decidindo sua vida, porém de forma diferente. Sei de muitas pessoas que se borrão em ter que fazer um psicotécnico e são estremamente competentes e corajosos na atividade policial. E não importa para que cargo o façam, seja administrativo ou seja o discutido aqui de natureza policial o teste psicotécnico vai ser sempre temido pela sua natureza subjetiva em que se encontra. Você passa a tomar conciência disso quando se ve não apto em um e tem certeza de sua aptidão. Ve-se impotente em tentar provar o contrário na esfera administrativa principalmente. Porque contratestes não são aceitos na esfera administrativa? Veja como exemplo meu caso. Se errei pelo menos três respostas no teste de perfil chamei o fiscal para trocar o gabarito e me disse: responda outra para anular. Será que não influenciou, bem não havia nenhuma ferramente naquele momento para tentar acertar meu equivoco de gabarito e agora não sou apto. Ouvindo colegas que tiveram semelhante equivo me confessaram que o fiscal instrui-lhes que circulasse o correto. Sou um defensor do psicotécnico para eliminar perfis indesejáveis a determinado cargo, porém contra os testes que visam avaliar a adequação a determinado perfil para o cargo, pois necessita de mais estudos e seriedade na esfera de concurso.

      Curtir

  31. Wagner

    Como varios amigos acima, tb passei em todas as fazes no concurso da PMESP, mas no nosso querido e amado psicologico, vcs ja sabem não é, então ainda não fiz a devolutiva, mas ja posso adiantar que com a maxima certeza não tenho problemas desse genero, vou fazer um breve comentario.No dia da faze do “Amado” psico conhecemos um amigo, que tb estava prestando fizemos os teste e tivemos que ficar em SP para exames complementares(Pois somos do interior), então decidimos dar umas voltas pela cidade, esse amigo que conhecemos tinha medo até da sombra dele sempre desconfiado, em uma conversa chegou a mensionar que se aprovado não andaria de Farda pois tinha medo, e a surpresa o cara APTO, e questiono sera que o cara vai ter peito de ser PM e sair pra rua???

    respostas por favor!!!!

    Curtir

    • everton souza

      ola wagner vc pode me dizer quais foram as perguntas que eles te fizeram no exame psicologico ? apesar de eu estar no exame medico ainda, gostaria de saber como são as perguntas do psicologico …

      obrigado !!!

      Curtir

    • Jéssica

      Pelo amor de Deus, que tipo de análise esses Psicólogos vem fazendo nos candidatos?
      Não sei quanto ao teu colega, mas a sociedade vai estar pagando o salário dele para nada certamente…
      Uma pessoa que sonha ingressar na polícia (seja estadual ou federal), dizer que terá medo de usar farda, não sonha, entrou de “gaiato no navio”!

      PLEASE Psicólogos!

      Curtir

  32. jony moura

    Como faço para encontrar um cursinho preparatório para o psicontécnico da pmrj

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Jony, infelizmente não sou do Rio e acredito que não exista um cursinho pra psicotécnico.
      Mesmo que houvesse seria somente para tranquilizá-lo, pois o teste depende muito da forma que está seu emocional no dia!
      abraço

      Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Jony, infelizmente não sou do Rio e acredito que não exista um cursinho pra psicotécnico.
      Mesmo que houvesse seria somente para tranquilizá-lo, pois o teste depende muito da forma que está seu emocional no dia!
      abraço

      Curtir

  33. thiago....

    Caro amigo, Farei o psicotécnico da PMERJ dia 08/11/09 e estou me preparando somente através de “posts” sobre segurança pública e blogs como o seu.Em perguntas como: Você consome bebida alcoólica? É viável responder que sim (quando consomes),no entanto frisando que somente finais de semana e socialmente ou não necessita especificar quando? Ou é mais recomendado omitir a verdade a respeito de tal fato?

    Gostei muito do blog……Aguardo resposta..
    Desde já agradeço..

    Curtir

  34. jorge

    gostaria de saber mais coisas sobre o assunto vou fazer uma avaliação psicossomática da pm es.

    Curtir

    • Concurseiro cauteloso

      Boa tarde.
      Gostaria que, se possível, contasse sua experiencia no exame psicossomático da PMES, se ainda recordar da situação.
      Seria de grande ajuda aos que se encontram na mesma situação.

      Curtir

  35. Rockenbachi Batista

    Olá. Legal o site.Tenho 24 anos e presto para PMSP desde quando tinha 18.Na primeira tentativa nem consegui passar na prova escrita, depois reprovei no teste fisico varias vezes porem nunca desisti, estudei mais, treinei mais, daí veio psicologico em 2008, reprovei! foi frustrante porque trabalho no policia militar como voluntario ha 4 anos e nunca tive problemas e o pessoal que trabalha comigo sempre me deu apoio moral, entao, mesmo desmotivado, prestei em 2009 e tambem reprovei, daí fiquei muito desmotivado, acho que meu sonho de ser policial vai ficar pra traz. A pior coisa é alguem dizer que vc não pode fazer algo que sabe que pode fazer muito bem feito. Acho que não vale a pena insitir e se desgastar em concursos assim, conheço varios PMs que, ao meu ver, não serviriam nem para guarda patrimonial. Na semana passada vi um Pm de folga assassinar um eletricista por um motivo banal e ele estava prestando comigo no ano passado, daí ele passou e eu nao. Vou prestar o CFO agora, mas é dificil estudar pq sei q la na frente, no teste psicologico, serei questionado sobre qualidades, defeitos etc, mas ninguem perguntará o tempo que eu perdi investindo ate chegar naquele momento.

    Curtir

    • gilmar

      caro colega estou tao indignado quanto vc tenho 31 sou segurança a uns dez sempre quiz ser policial ma s nao tinha o 2grau completo corri atras coclui o 2 grau ralei de estudar passei fuiconvocado pra primeira chamada treinei passei no fisico no medico fui pro psicotecnico tranqüilo tenho certeza que fui bem na entrevista e saiu o reultdo inapto so que nao temos direito de um recurso honesto pois eles nao vao contra o laudo de um psicologo deles que as vezes pode na quele dia ta mas desequilibrado do que vc que ta ali pra ser avaliado por ele o sgto que fez minha avaliacao sai da sala umas duas vezes para atender telefone ai fica a duvida eu nao sou apto como se o meu ultimo cargo foi de confiança como segurança e motorista de uma falia da alta sociedade paulista essa e minha indignação pois sei que seria um bom policial se alguem conhecer um adv nessa are em sp me manda por E-mail

      Curtir

  36. Jeverson de Paula Mateus

    Olá. Eu prestei o ultimo concurso para agente penitenciario do Estado de Sao Paulo e fui reprovado no exame psicologico, gostaria de saber se posso entrar com mandado de segurança? o resultado saiu em 19/08/2009.

    Curtir

  37. fernando alves

    lendo todas estas opiniões fiquei na duvida,
    se um PM na ativa fizer um concurso p/ delegado e ser reprovado no psicotec. então ele seria considerado incapaz ou desonesto,ou desequilibrado,ou agressivo,etc. Deveria este então ser expulso da PM? Se o psicot. avalia o que a pessoa realmente é ,desqualificaria dezenas de funcionarios publicos que hoje estão na ativa.

    Curtir

  38. jonath

    muito interessante,esse blog,gostei mesmo.

    Curtir

  39. Mércia

    Aderivaldo,

    Parabéns pelo texto. Suas informações serão de grande valia para nós candidatos que estamos prestes a ser avaliados.
    Eu particularmente não tinha noção do perfil exigido para a carreira policial e desconhecia a metodologia aplicada.
    Gostaria de saber se existem nos testes perguntas tais como: porque você deseja ser um policial militar ou outras do gênero, e qual seria as respostas ideais.
    E em relação a vestimenta, seremos avaliados nesse quesito?
    E em relação ao comportamento, seremos avaliados da mesma forma que candidatos que participam de processo seletivo para vagas de emprego (dinâmicas de grupo)?

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Mércia, obrigado pela participação.
      Os testes são dinâmicos. Funcionam também como uma entrevista de emprego.
      Imagine vc indo procurar um emprego vestida de forma “inadequada”. Tipo um “shortinho” apertado, unhas vermelhas, um pequeno top e um salto enorme….Que impressão passaria? Teria a postura exigida para um policial?
      Em um de meus textos disse uma vez que somos o que falamos, vestimos. Os lugares aonde frequentamos também influencia em nosso meio.
      Pense nisso!
      abraço

      Curtir

  40. J. Hugo Cota

    Aderivaldo Cardoso, sou um dos candidatos a ingressar na PM do DF, gostei bastante da sua orientaçao quanto ao perfil que a PM espera que tenhamos. Tenho uma dúvida e gostaria de saná-la, vc acha interessante que eu realize alguns psicotécnicos em casa antes de realizar o Psico do cespe ? ou melhor ficar de mente tranquila e ir sem medo pra realizar a prova…

    grato se puder me ajudar.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Eu te aconselho a ficar tranquilo e ser vc mesmo.
      Não tente “enganar” a banca com respostas “decoradas”…rsrs

      Curtir

    • J. Hugo Cota

      quando me referi a treinar com antecedencia, nao quiz me referir em momento algum a `ENGANAR`, nem muito menos DECORAR respostas, por que francamente, agradeço a Deus por nao precisar disso. Minha pretençao é unicamente ter noçao do que se vai enfrentar, que ao meu ver é até uma questao de lógica.

      Curtir

  41. J. Hugo Cota

    tudo bem, agradeço.

    Curtir

  42. Jonas

    Sou a favor de um ACOMPANHAMENTO psicológico ao longo de um PROCESSO de formação em áreas de segurança pública. Para mim esses exames psicotécnicos são mais semelhantes a Astrologia do que a uma ciência capaz de dizer quem é o sujeito avaliado.
    Já fiz psicoténicos em que as mesmas psicólogas avaliaram os exames de maneira totalmente diferente. Por exemplo: uma dizia que eu era não sabia trabalhar em equipe e a outra que eu trabalhava facilmente em equipe. Entre outras coisas.
    Assim não dá!

    Curtir

  43. angela

    aderivaldo, adorei esse blog.Fiz concurso da pmpe e ja fiz o psicotecnico, mas estou com medo do resultado,pq teve uns testes que nao deu pra fazer tudo no tempo que a psicologa deu, isso tem algum problema?muitas pessoas tb ficaram na mesma situaçao que eu……..e ai me da uma luz……obga…..
    angela!

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Cara Angela, infelizmente eu teria que ter uma noção mais ampla sobre a quantidade de perguntas não respondidas…
      Mas fique tranquila. Tenha fé.
      Torço por vc!
      abraço

      Curtir

  44. Aderivaldo Cardoso

    PERFIL PSICOLÓGICO DO OFICIAL PM

    CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS

    1) INTELECTIVAS:
    Raciocínio rápido
    Inteligência
    Atenção difusa
    Fluência verbal/raciocínio verbal
    Percepção

    2) PERSONALIDADE
    Medidas através de testes de personalidade
    Controle emocional
    Maturidade
    Resistência à frustração/fadiga
    Capacidade de liderar
    Tônus vital/energia vital
    Criatividade
    Flexibilidade/maleabilidade
    Sociabilidade

    3) PSICO-SOCIAIS
    Ser educado
    Ser líder

    4) DE CARÁTER
    Ser educado
    Ser enérgico
    Ter discernimento/bom senso
    Ser disciplinado
    Ter iniciativa
    Ser responsável
    Ser prudente
    Ser persuasivo
    Ser dinâmico
    Ter sigilo/ética
    Ser íntegro/honesto

    5) DE ATITUDES
    Ser imparcial

    6) DE VALORES
    Ser solidário

    CARACTERÍSTICAS RESTRITIVAS

    A equipe técnica ND/NDPI-IDR e representantes da PMDF consideraram determinadas características como impeditivas para o desempenho do Oficial Policial Militar.
    O aparecimento de qualquer uma das características, abaixo descritas, nos candidatos submetidos à seleção psicológica será motivo de não recomendação para o cargo:
    Desvios da sexualidade
    Agressividade exacerbada
    Agressividade auto-dirigida
    Psicopatologias
    Insegurança acentuada
    Ansiedade acentuada
    Emotividade/ sensibilidade acentuada
    Vícios/manias
    Preconceito/fanatismo
    Exibicionismo
    Impulsividade acentuada
    Prolixidade

    PROFISSIOGRAMA

    CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS GRADUAÇÃO
    N MN I
    Inteligência •
    Raciocínio rápido •
    Atenção difusa •
    Fluência verbal/ raciocínio verbal •
    Percepção •
    Controle emocional •
    Maturidade •
    Resistência à frustração / fadiga •
    Tônus vital/ energia vital •
    Criatividade •
    Flexibilidade / maleabilidade •
    Sociabilidade •
    Capacidade de decisão •
    Enérgico •
    Discernimento/ bom senso •
    Disciplinado •
    Iniciativa •
    Responsabilidade •
    Prudência •
    Integridade/honestidade •
    Dinamismo •
    Persuasão •
    Capacidade de liderar •
    Imparcialidade •
    Solidariedade •
    Educação •
    Sigilo/ética •
    LEGENDA: N – necessária; MN – muito necessária; I – imprescindível

    Curtir

    • Ramom

      Este é o perfil que pedem para oficial da PMDF?

      Acho impossível em um teste aplicado em no máximo 5 horas conseguirem exatidão nisso. Até mesmo porque a APMB dispõe de um CFO com duração de 3 anos. Acredito que uma avaliação psiquiátrica seria mais indicada, para que 3 anos, senão para treinar e adestrar os nossos futuros oficiais?
      O manuseio de arma de fogo como todos que já tiveram contato sabem se dá com a prática. O trato com o público requer educação que é uma coisa que se “traz de casa”.
      Situações de risco/perigo, são imprevisíveis, decisões podem ser certas ou erradas, pois errar é humano, somos seres humanos.

      E deixo aqui uma pergunta para os psicólogos: Como explicam que candidatos reprovados em um certame, voltem em outro e sejam aprovados???

      Os testes psicométricos são adaptados, pois foram criados na década de 60 nos EUA, até hoje não se tem o perfil do policial militar.

      Existe o CEP (Centro de Estudos de Pessoal) no Forte Duque de Caxias no bairro do Leme na cidade do Rio de Janeiro, lá tem um curso de psicotécnico militar. E o único perfil que conseguiram traçar foi do General, e pelo visto tem 23 volumes. O resto das patentes nunca conseguiram chegar a um perfil, tamanha é a gama de funções que exercem.

      Imaginem o perfil de um Policial Militar, seja ele oficial ou praça??
      Impossível. Muitas vezes o policial é conselheiro, parteiro, bombeiro, etc.

      O correto é ter uma pesquisa social aprofundada, principalmente com relação aos antecedentes criminais, exame toxicológico, imprescindível.

      Isso sim é selecionar um servidor militar estadual, no caso distrital. O resto, com todo o respeito é balela.

      Curtir

    • dayane cristina

      Fiz o psicólogo da Pmerj, mas um teste fiz de lapis mas não deu tempo de passar a caneta, mas eram 5 sera q pode zerar 1?

      Curtir

  45. Keila Rocha

    Fiz o teste psicológico para a PMDF neste final de semana e estou com receio de ter acertado 100% dos testes de raciocínio verbal e teste dos relógios, pois não sei se o acerto de 100% reprova, poderia me informar?

    Curtir

  46. RICARDO

    Boa tarde, Aderivaldo! a pouco tempo fiz o concurso do sejus, para atendente de reintegração social. Gostaria de saber se vc tem algum conhecimento sobre o perfil profissografico desse cargo, e o como poderia me preperar melhor para o psicotecnico que será exigido?

    Curtir

  47. RUANN

    Reprovei não por falta de traços dizem que por falta de inteligência, fiz um relógio a menos que o limite minimo engraçado sou formado em fármacia e bioquímica, pós graduado em farmacologia clínica, técnico em redes de computadores e web desing e vem um teste desse me dizer que eu não tenho inteligência suficiente pra ser policial militar, me desculpe aderivaldo, mas vou discordar de você pra mim esse teste não avalia nada nem nínguém da forma como é feito, uma prova disso são pessoas do concurso passado que poucos meses após aprovados no psicotécnico surtaram ou cometeram crimes de ordem sexual, podemos ver claramente que os testes não demonstram fidedignidade em seus resultados, não podemos dizer que uma pessoa aprovada nesse teste é totalmente normal e também não podemos concluir que um reprovado é anormal ou inapropiado para o cargo.

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Mas quem disse que não concordo com essa sua linha de raciocínio?
      abraço e boa sorte!

      Curtir

    • Bom, só pelo seu histórico de estudo, já se conclui que vc tem uma inteligência no mínimo dentro da média. Mas não pense no teste, e sim, no psicólogo. Que faz a avaliação e dá o resultado não são os testes e sim, o psicólogo. Um bom psicólogo não se baseia apenas no teste, mas no raciocínio clínico baseado e muitas informações, coletadas inclusive na entrevista com o indivíduo. Os testes são ótimos e tem comprovação científica, mas se o psicólogo não souber interpretá-los de forma correta, o resultado dá nisso. Sou psicóloga especialista em Psicopatologia e Neuropsicologia.

      Curtir

  48. Wildman Ricardo

    Prezado,

    Tivemos uns 400 não recomendados na avaliação psicológica da PMDF (concurso). Quantos você acredita que voltam pela via administrativa?

    Um abraço.

    Wildman

    Curtir

  49. Wildman Ricardo

    Prezado Aderilvado,

    em uma das suas respostas dada a mais de três meses você comentou:

    “… Nosso objetivo é cumprir o cronograma.

    Temos condição de formar 1500 soldados hoje?

    Temos condição de formar 750 sodados hoje?

    Onde?

    Temos CFAP? Quando ele ficará pronto?

    Creio que vc sabe as respostas…”

    Hoje teríamos resposta para as perguntas acima?

    Um abraço!

    Wildman

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Caro amigo continuo achando muito pouco tempo para cumprí-lo, mas continua sendo um objetivo!

      Em minha opinião, hoje não temos condições de formar 1500 alunos. Pelo menos não temos condições de dar uma BOA formação. É isso que prezo!

      Também não temos condição de formar os 750, possivelmente somente a partir de outubro teríamos condições de fazer isso, mas é mês de eleição, o que dificulta o andamento do processo!

      Se fosse apostar, apostaria em janeiro. Em uma aposta corremos o risco de perder!!

      Curtir

  50. Ariolos

    A verdade que ninguém quer mostrar sobre os testes psicólogicos, aplicados na área de segurança pública. POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

    Fonte da matéria;

    http://diganaotestepsicologico.blogspot.com/

    Curtir

  51. Diego Batista

    Alguem sabe me informar em um teste aplicado pelo cespe que teve 7 testes, alguem sabe se o candidato se der mal em 2 testes ele pode passar ainda?

    Curtir

  52. ADERIVALDO CARDOSO
    RESPONDA-ME ALGO PORQUE VC CRIOU ESSE BLOG PARA VC ?? VC É MILITAR ???EM QUE GRAU VC SE ENCONTRA NO MILITARISMO???
    SABE EU QUERO SER PMERJ,ESTOU ESTUDANDO PARA ANO QUE VEM ,POIS ACHEI QUE ESSE ANO AINDA NÃO ESTAVA PREPARADA,ESPERO FAZER A PROVA ANO QUE VEM E PASSAR EM PRIMEIRO LUGAR POR ISSO ESTUDO TANTO,MAIS NÃO É ISSO QUE QUERO PARA MINHA VIDA ,EU QUERO PASSAR NA PROVA PARA CONSEGUIR FAZER FACUL DE DIREITO E DEPOIS CONTINUAR MEUS ESTUDOS,EU QUERO SER JUIZA DE PAZ EU VOU SER EM NOME DE JESUS, SABE COMECEI PEDAGOGIA PAREI,COMECEI EDUCAÇÃO FISICA PAREI NÃO É MINHA PRAIA,EU AMO LER GOSTO MUITO DE ESTUDAR,ACHO Q POR ISSO ME SINTO TÃO DESPREPARADA ,POIS QUANTO MAIS ESTUDO SINTO QUE NECESSITO DE MAIS .ME AJUDE,VC ACHA QUE ESTOU INDO NO CAMINHO CERTO EM TENTAR FAZER ISSO PARA CHEGAR ONDE EU QUERO,SENDO QUE TANTAS OUTRAS PESSOAS TEM O SONHO DE REALMENTE SER PM NA VIDA .BJSSSSSSSS ESPERO ANSIOSA SUA RESPOSTA…ATÉ MAIS MEU AMIGO .

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Aline, criei esse blog para poder expor minhas idéias e mostrar o outro lado da polícia. Quando criei estava fazendo uma pós-graduação em segurança pública e tinha a vontade de democratizar as informações que eu estava obtendo no curso. Sou soldado da polícia militar de Brasília.
      Ser policial é algo perigoso. Acredito que cada um deva refletir muito antes de entrar. Pense bem, é algo apaixonante, vc poderá desistir desse outro sonho.
      abraço

      Aderivaldo Cardoso

      Curtir

  53. RODRIGO SANTOS

    passei nessa prova da pmerj 2010 mas estou preocupado com o chamado “psicodoido”, pois te reprova a toa, ou sei lá, qual o critério deles, mas estou pegando dicas de um dicas de outro para que na hora eu fique tranquilo quanto a esse exame de psicotécnico da pmerj.
    se puderem me mandar

    Curtir

  54. David correa

    Daqui uns dias farei o teste para a PMERJ, também estou preocupado, dizem que reprova muito, alguem tem alguma dica.
    vlw..

    Curtir

  55. mike

    Sou Policial militar em SP, vejo esses teste que são aplicados no Panelão ( centro administrativo), são muito subjetivos, por exemplo alguns motivos citados como não indicado para a aprovação ao cargo de policial militar conforme segue:
    Psicopatologias, Vícios (álcool, drogas, jogos, etc.), desvios de sexualidade, heteroagressividade exarcebada, agressividade auto-dirigida, fanatismo religioso, fanatismo ideológico, emotividade acentuada, impulsividade exarcebada, estrutura frágil de personalidade/sensibilidade acentuada.
    No quadro de efetivo da Policia Militar do Estado de Sâo Paulo, é o que mais tem, ou seja, 90% do efetivo tem esses desvio de conduta citado, logo vejo a PM de São Paulo esta deixando seus policiais doentes a ponto adquirir todas essas moléstias reprovavel ao ingresso na corporação ou esta havendo falha na seleção por partes dos psicologos.
    Pergunto agora: Como esses Policiais Militars estão atuando na atividade a fim, com todos esses problemas psicológico?

    Curtir

  56. ninha

    Gostaria de saber se é verdade que um candidato que gabarita um exame,por exemplo,o G 36 é eliminado do concurso por ter um perfil de autista?E os outros exames não são levados em consideração?Qual é o critério de avaliação do g 36 existe um limite de acertos?Obrigada

    Curtir

  57. ricardo

    ola boa tarde , fiz o psicotecnico esse me mas tenho uma duvida quando acabei de fazer os teste a psicologa me deu outra folha de teste, igual o primeiro teste que fiz que foi riscar na horizontal com a mao esquerda, ela me pediu para confirmar esse teste, da mao esquerda na horizontal oque pode significar isso?

    Curtir

  58. Concordo plenamente, o exame pscotecnico nao pode servir como tese para reprovar um candidato. Como pode um perito ser reprovado em um exame que o mesmo lhe colocou na sua profissao.

    Curtir

  59. Jair

    fiz a prova da policia civil do RS e no exame psicotecnico tinha o teste CPS Comrey, na escala de Desejabilidade Social eu respondi de forma politicamente correta (por ser o que considero correto) e estrapolei o índice, será que isso pode me reprovar ??

    Curtir

  60. lolo

    O exame psicológico é essencial para verificação grotescas da capacidade psicopata de um ser humano ou a falta de confiabilidade, mas o exame Psicotecnico em si, está longe de descobrir o mínimo de detalhe característico de uma pessoa, pode sim, analisar a cordenação motora, mas qualquer outra análise é mera ficção de algum psicólogo que não tinha o que fazer, criou uma teoria tosca que através dos movimentos das mãos pode se conhecer o grau de sensibilidade do ser humano. Só acredita quem defende a Psicologia, ou seja, alunos levados pela teoria dos professores, que também são levados pela teoria dos livros criados em países da Europa e aceitos por nós brasileiros, no qual, tem por maioria meros expectadores da ignorância em aceitar tudo que nos são postos, uma verdadeira FALTA DE CRÍTICA CULTURAL ABSOLUTA.

    QUEM ACREDITA EM PSICOTECNICO, ACREDITA EM DUENDE.

    Curtir

  61. lolo

    A obscuridade no exame Psicotécnico é uma afronta a Constituição Federal.
    Se os Psicólogos querem esconder seus segredos, tudo bem, mas se forem utilizar o Psicotécnico para julgar a capacidade de alguém na forma de produzir prova contra ele, sem fundamentação objetiva dos motivos, sinto muito, mas a validade deste teste Psicotécnico seja para concurso ou outra situação de julgamento é totalmente Anulável.

    Até porque a personalidade humana é algo muito complexo para ser resumida a números e percentis– e excluir alguém de seguir adiante em seus sonhos porque não enxergou um animal numa mancha ou porque não riscou uma folha de forma adequada, para mim, esta longe de ser algo justo

    Na verdade QUEM ACREDITA EM TESTE PSICOTECNICO TAMBÉM ACREDITA EM DUENDES.

    Curtir

  62. OLÁ PRACINHA BOA TARDE, SOU ADVOGADO AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO, E BUSCANDO ANGARIAR UM NÚMERO GRANDE DE CLIENTES, EM DEZEMBRO PASSADO DECIDI ABRIR UMA EMPRESA AQUI NO INTERIOR DO ESTADO, A CHAMADA ADVOCACIA OBJETIVA, A QUAL CONTAMOS COM UM SITE NA INTERNET http://WWW.ADVICACIAOBJETIVA.COM.BR, MAS NÃO É POR ESTE FATO QUE ESCREVO NÃO, VI SEU SITE E FIQUEI MUITO CONTENTE POR SBER QUE VC É UMA PESSOA QUE TAMBÉM LUTA PELA IMPUNIDADE NESTE NOSSA PAÍS.

    NÓS ATUAMOS JUDICIALMENTE PARA AQUELES CANDIDATOS QUE SOFREM PARA CHEGAR ATÉ O EXAME PSICOLÓGICO DA POLICIA MILITAR E SÃO REPROVADOS SEM AO MENOS SABER PORQUE, TRABALHAMOS JÁ A 10 ANOS NESTA ÁREA.

    O NOSSO INTUITO É DE FECHAR ALGUMAS PARCERIAS COM CLINICAS PSICOLÓGICAS E SITES QUE PREPARAM OS CANDIDATOS PARA APLICAÇÃO DESSES EXAMES.

    NO ENTANTO, GOSTARIA DE SABER SE VOSSA SENHORIA PODERIA NOS AJUDAR?

    SE VC CONHECE ALGUMA CLINICA, ASSOCIAÇÃO OU PROFISSIONAL QUE TRABALHE COM ISSO, APRA PODERMOS FECHAR ALGUMAS PARCERIAS, AS QUAIS VOSSA SENHORIA TAMBÉM SERIA INCLUÍDO.

    ESPERO QUE POSSA NOS AJUDAR.

    DESDE JÁ GRATO.

    DANILLO.

    Curtir

  63. OLÁ BOA TARDE, SOU ADVOGADO AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO, E BUSCANDO ANGARIAR UM NÚMERO GRANDE DE CLIENTES, EM DEZEMBRO PASSADO DECIDI ABRIR UMA EMPRESA AQUI NO INTERIOR DO ESTADO, A CHAMADA ADVOCACIA OBJETIVA, A QUAL CONTAMOS COM UM SITE NA INTERNET http://WWW.ADVOCACIAOBJETIVA.COM.BR, MAS NÃO É POR ESTE FATO QUE ESCREVO NÃO, VI SEU SITE E FIQUEI MUITO CONTENTE POR SBER QUE VC É UMA PESSOA QUE TAMBÉM LUTA PELA IMPUNIDADE NESTE NOSSA PAÍS.

    NÓS ATUAMOS JUDICIALMENTE PARA AQUELES CANDIDATOS QUE SOFREM PARA CHEGAR ATÉ O EXAME PSICOLÓGICO DA POLICIA MILITAR E SÃO REPROVADOS SEM AO MENOS SABER PORQUE, TRABALHAMOS JÁ A 10 ANOS NESTA ÁREA.

    O NOSSO INTUITO É DE FECHAR ALGUMAS PARCERIAS COM CLINICAS PSICOLÓGICAS E SITES QUE PREPARAM OS CANDIDATOS PARA APLICAÇÃO DESSES EXAMES.

    NO ENTANTO, GOSTARIA DE SABER SE VOSSA SENHORIA PODERIA NOS AJUDAR?

    SE VC CONHECE ALGUMA CLINICA, ASSOCIAÇÃO OU PROFISSIONAL QUE TRABALHE COM ISSO, APRA PODERMOS FECHAR ALGUMAS PARCERIAS, AS QUAIS VOSSA SENHORIA TAMBÉM SERIA INCLUÍDO.

    ESPERO QUE POSSA NOS AJUDAR.

    DESDE JÁ GRATO.

    DANILLO.

    Curtir

  64. Roberto

    No último dia 26/06 fiz o psicotécnico da PMBA e fui contra-indicado. O quê será que aconteceu, onde errei? Fiz um curso preparatório, as pressas para fazer o reteste, e estou aguardando o resultado final.

    Acho que dessa vez vai com fé em Deus!

    Curtir

  65. LILIAN

    Meu marido foi reprovado no exame psicologico da PMSP,gostaria de saber se cabe recurso?

    Curtir

  66. ARNALDO

    BOA TARDE
    PREZADO ADERIVALDO
    SOU SGT DO EB HÁ 10 ANOS E FUI CHAMADO PARA FAZER PSICOTÉCNICO BANCA CESPE ASSESSOR JURÍDICO BOMBEIRO DF,
    NO QUE VC PODE ME AJUDAR COM MATERIAL OU DICAS OU QUALQUER COISA..
    OBRIGADO
    PARABÉM PELO BLOG
    ATT

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Primeiro parabéns, depois obrigado.
      O Psicotécnico normalmente direcionado para o perfil que o cargo exige. Em alguns comentários tem alguns links para sites especializados no tema. Muitos dos amigos que passaram em “testes” do psicotécnico fizeram isso graças a cursos especializados no tema. Seria uma alternativa.
      Abraço e boa sorte

      Curtir

  67. ARNALDO

    blz obrigado,
    vc sabe me indicar algum site. é preciso que seja voltado para banca Cespe.
    att

    Curtir

  68. kassio

    para uma pessoas que já foi usuário de drogas, ha mais de doze anos atraz, se recuperou, mas que nao tenha nada em seu desfavor, nenhuma passagem na policia, nenhum tipo de antecedentes, etc. que tenha uma vida integra atualmente, é possivel passar no exame psicologico e até mesmo entrar na pmsp, existem casos de pessoas nessas condicoes que conseguiram entrar? me respondam por favor

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Kassio, é possível sim, a questão psicológica não é o fator preponderante nesse caso, o que irá definir essa situação é o exame toxicológico, caso seja previsto nessa polícia. Já houve casos de pessoas reprovadas na investigação social, mas só é possível a reprovação caso tenha registro de ocorrência em alguma delegacia.

      Curtir

  69. kassio

    muito obrigado aderivaldo, mas é necessário dizer isso na entrevista com o psicologo? numa conversa com pessoas que ja passaram por essa fase, me disseram que esta questão nao é competencia dos psicologos entao nessa etapa nao há problema em omitir a questao. Está certa esta sugestao? ou se deve explicar logo nessa fase? pois esta funcao é da IS não é? mas se omitir isso na entrevista, e na investigacao social eles descobrirem fica pior nao fica? … Este é o meu caso, nao quero omitir nada entende, eu passei em todas as fases, agora to no psicologico, estou numa posicao boa na prova de conhecimento, e nao queria de maneira alguma reprovar, como disse, tive uma curta experiencia com droga, mas isso aconteceu depois dos meus 20 anos, e nao chegou a 1 ano de uso, ou seja, sempre estudei e trabalhei, tenho uma boa familia, que sempre me apoiou e hj trabalho na area da seguranca, sou agente penitenciario, sou casado, pai de tres filhos, estou cursando ensino superior, e estou tendo esta oportunidade de entrar na pmsp, mas tenho esta preocupaçao. gostaria que me falasse como devo agir na entrevista com o psicologo, o que devo falar etc.
    muito obrigado pela atencao, Deus te abencoe por este trabalho legal que vc faz.

    Curtir

  70. Vamos lá, leio muito sobre o assunto, e vejo que nada acontece em relação a isso deixei de ser ou melhor fui excluído das fileira da PMMG por ser tímido segundo o exame psicotécnico e por ter baixo intelecto, pergunto como posso ter baixo intelecto se fui aprovado em um concurso com mais de 5.000.00 candidatos? como posso ser tímido se por diversos momentos estou na frente de mais de 400 pessoas dando palestras?
    ai me vem um Zé Mane qualquer dizer que o exame psicotécnico e valido faça-me o favor. Quem quiser acompanhar meu processo 3468846-03.2007.8.13.0702 TJMG ou wessilon marques de sousa comarca de Uberlândia.

    Curtir

  71. Pedro Henrique SP

    Fui reprovado no exame psicotecnico da PMESP em 11/11/11, e acho td isso muito subjetivo. Conhecí e fiz amizades com outros candidatos que falavam que não estavam nem aí se passasse ou não. Pois para eles sería um emprego com um salárinho razoável. Boa parte desses candidatos foram aprovados. Não tinham identificação com o trabalho policial, com a farda, enm com nada. O que para eles sería um empreguinho razoável, para mim era uma carreira, um sonho. Ralei pra caramba, pois não pegava num caderno desde os 18 anos (estou com 28 hj) e tirei uma das melhores notas, tava fora de forma, mas ralei no TAF e me preparei e obtive amelhor pontuação da minhya turma, tinha mipoia severa e fiz uma cirurgia pra corrigir isso pois sabia que seria reprovado. Chega no teste psicotecnico, fui eu mesmo, calmo, tranquilo e transparente e fui reprovado. Isso é ridículo!

    Curtir

  72. ederson benjamim dias

    acho uma marmelada o psicotecnico ,muito subjetivo tenho irmao militar e ele me confidenciou isso mesmo fui reprovado mesmo tendo dicas sem duvida sou um cara muito equilibrado e ja vi muito lesado passar sem preconceito por isso que a pm perde ate das guardas municipais em credibilidade…fora psicotecnico nepotismo….

    Curtir

  73. Karina

    Quanto a PMDF quais são os critérios, já que existe uma diferença muito grande das polícias militares no Brasil, quando acontecerá uma unificação de alguns quesitos? Exemplo o nível de escolaridade, médio e superior!

    Curtir

  74. Tiago

    queria saber sobre tatuagens .. eu quero muito presta o concurso + tenho medo de ser reprovado porque tenho tatuagem.. será q isso pode acontecer ?

    Curtir

  75. tiago dos santos brandao

    sou policial militar do estado da bahia sou novinho ainda turma de 2008 , mas com certeza o teste psicologico é de grande importancia sim faz muita diferença e muitos ficam para tras pois sao reprovados , entram com mandado de segurança em contra partida pois advogados dizem que psicoteste nao reprova , mas sao por essas e outras que muitos policiais estam nas ruas despreparados para com , a segurança publica , conheço muitos que sao desequilibrados , agem com o lado emocional , desde quando somos treinados para atuar com tecnica , tatica e bom senso em muitos casos principalmente situaçoes delicadas abraço a todos .

    Curtir

  76. tiago dos santos brandao

    pedro henrique , entre com mandado de segurança negão , com certeza no seu caso ira dar deferido , mas procure um bom advogado pra ganhar a causa numa boa , tenho um colega que ainda nao entrou por causa da idade dele , a liminar dele deu indeferido duas vezes mas ele nao vai desistir penso da mesma forma que voce , graças a deus conseguir entrar fui um sufoco , muito dinheiro gasto , mas estar valendo a pena pois to copnquistando mais um objetivo , abraço meu caro , boa sorte

    Curtir

  77. Ana

    O Psicotécnico é de grande contribuição para verificar a situação do candidato e se ele está apto ao cargo que irá ocupar. Muitas vezes existem reclamações referentes aos exames, mas com minha formação em experiencia em Psicologia, acredito que o diferencial esta na condição que o profissional aplica. Infelizmente algumas pessoas não são aprovadas pela dificuldade de coleta de dados no teste, mas se fosse possível a utilização de um tempo maior (até 02 meses) de avaliação psicológica, muitos seriam aprovados.

    Curtir

  78. suelen

    No seu post você fala em desvio de sexualidade, não entendi muito bem o que você disse com relação a isso, pois na minha interpretação me pareceu que caso eu tenha um “desvio de sexualidade” ou seja, se eu for homossexual, talvez serei reprovada no psicotécnico, achei um pouco de preconceito da tua parte. pelo o que sei, a orientação não mais influencia nessa questão da BM.

    Curtir

  79. EXATAMENTE CARA SUELEN, E FALA SE TANTO NESSE BLOG TA DAL INTELIGENCIA , COMPORTA-SE NA NAO -INTELIGENCIA O PRECONCEITO, ,,,
    o meio social, fala tanto que juizes se acham deuses, que nada esta acima deles, o fato é que pscicologos(a) se acham criadores e julgadores da vida humana, aceito o teste pscicotecnico para ingresso na area de segurança , mas nao admito um ser mortal emitir pareceres em uma entrevista de 30 minutos, A PSCICOLOGIA É UM RETROCESSOOO AO LIVRE PENSAR , SE BEM QUE PRA SE MILITAR NAO SE PODE PENSAR , MAS VCS PSCICOLOGAS TEM QUE ADMITIR QUE NAO SAO DEUSES QUE SE BASEIAM EM RISQUINHOS MEDIUCRES EM UM PALOGRAFICO POR EXEMPLO, ME TRAGA UM TESTE PALOGRAFICO E EU LHE DOU DOIS TIPOS DE RESULTADO, VC ME QUER AGRESSIVO, OU CALMO E ADEQUADO? TESTES SAO TESTES,VC SE PREPARA ,, LOGO SUA PERSONALIDADE NAO É IN NATURA, ENTAO LOGO O TESTE É SUBJETIVO E FALHO.

    Curtir

  80. andré

    Bem, eu fui eliminado no exame psicotécnico da PMERJ EM 2002, hoje vejo com certeza que foi uma das maiores injustiças que já me aconteceu, pois na época esse tal ”exame” dizia tirar o perfil dos conditatos, pois com o passar do tempo vejo hoje um monte de policiais corruptos, que passaram pelo mesmo exame, por isso digo: vivemos num país de merda mesmo!

    Curtir

  81. tiago

    o exame psicologico sozino nao e capaz de descobrir nada!!
    antes de eliminar um candidato deveria pelo menos haver uma entrevista com o psicologo.
    e tem outra um exame em que o candidato nao sabe o q e que tem q ser feito e nem como se corrige,muito menos acesso a suas provas e um prato cheio para fraudes.

    Curtir

  82. Ana

    Fiquei reprovada na aeronáutica com o seguinte diagnóstico “transtorno de personalidade não especificado” ora, se nem eles conseguiram identificar o meu transtorno então o que será que eu tenho? Sinceramente sou professora, pedagoga e já trabalhei durante anos com crianças e jovens, nunca tive problema com psicotécnico e somente em alguns minutos fui avaliada desta forma? Não é aceitável, tive uma perda recentemente do meu pai, talvez isso possa ter me deixado um pouco mais sensível, mas isso não quer dizer que sou incapaz.
    Meu esposo conheceu uma amigo que fez psicotécnico para forças armadas e não foi aprovado, enquanto o seu colega que aparentemente foi considerado “normal” dentro dos padrões estabelecidos matou o colega dentro do quartel, aí me digam: Não observaram nada no seu perfil quando toda bateria de teste foi feita? Vários questionamentos podem ser abertos. Ficamos é reféns de alguns profissionais que pensam que podem nos avaliar, mas que na verdade não tem conhecimentos para diagnosticar ninguém. Respeito a psicologia, porém ela deve ter suas limitações, em apenas um dia, em alguns minutos acredito não ser possível avaliar ninguém, isso precisa ser estudado, com cautela.
    Mas infelizmente não é assim que funciona e nós trabalhadores dignos e em perfeita condições de assumir o cargo tão sonhado ficamos com a sensação que não somos úteis e capacitados.

    Curtir

  83. Irineu Vila Nova

    Alguém conhece algum advogado? Também fiz o psicotécnico da PM/SP e fui reprovado. Já procurei vários advogados na internet mas poucos me responderam. Peço por gentileza caso alguém tenha um advogado competente para indicar me envie o contato para o e-mail gugu_dani@hotmail.com . Solicitei a devolutiva a eles ficaram de me retornar para me dizer a data da entrevista. Achei estranho,mas vou ficar no aguardo.

    Curtir

  84. Andre

    Bim dia, alguém sabe onde baixar os testes TAS e MVR?

    Curtir

  85. Os testes não podem ser baixados. São restritos a psicólogos e só podem ser VENDIDOS em sites e lojas para psicólogos com a apresentação do CRP (registro profissional).

    Curtir

  86. david

    boa tarde aderivaldo cardoso meu nome é david
    sou de são josé do rio preto interior de são Paulo e queria tirar uma duvida , eu tenho uma passagem pela policia de quando eu tinha 18 anos , consta em antecedentes criminais passagem pelo artigo 155 tentado , bom hoje tenho 23 anos e queria muito prestar para policia militar de são Paulo , minha cabeça hoje e totalmente diferente de pensar e se arrependimento matasse eu estaria morto bom não devo nada para justiça e convivo com um policial militar a 5 anos ( meu sogro ) e foi com ele que aprendi a respeitar a policia e criar uma admiração imensa que tenho dela e como eu disse queria prestar o concurso publico para a policia militar de São Paulo , será que eu tenho alguma chance de conseguir entrar ? abraço e aguardo respostas

    Curtir

    • Aderivaldo Cardoso

      Bom dia David! Nunca desista dos seus sonhos e principalmente, nunca deixe ninguém matá-los. O Cair é do homem o levantar é de Deus. Vá e vença!

      Curtir

  87. JULIANA

    qual o minimo de acerto no teste G38 da policia militar Sp? 25 acertos é um numero aceitável?

    Curtir

  88. GNC

    Se as visões psicológicas fossem unânimes, não haveria tantos criminosos no âmbito militar e policial. O que só indica que: para se conhecer realmente a personalidade de uma pessoa, não basta só se basear em testes e entrevistas feitas em um ou dois dias, se necessita todo um estudo muito amplo. Assim que, se você não passou em um exame psicológico policial, não se preocupe, de repente você se encontrou com um profissional de visão fechada e enfocada em seus próprios pontos de interpretação, o que sinceramente tem de sobra no mercado de trabalho, e que, em muitos casos, colocou criminosos para proteger nossa sociedade utilizando o mesmo método tão asertivo para ele. Como foi citado pelo Pracinha lá em cima, as mesmas pessoas passam por diferentes profissionais e passa em um teste aqui e em outro não, etc. Qual é a diferença? Meu filho, é a falta de características fundamentais para se saber que não há pessoas perfeitas, se houvesse, não haveria tanta invenção para se ganhar dinheiro a custa dos problemas dos outros, pois hoje na sociedade se considera que todas a pessoas tem algum tipo de problema psicológico, mas ninguém busca ajuda em muitos dos profissionais da área porque os principais problemas começam em grande parte na maioria deles mesmos, principalmente o problema de achar que todo o mundo é doente. Assim que: Lembre-se de que só dois seres te conhecem realmente: Deus e você mesmo. Os familiares não sabem tudo sobre você, nem sua mãe ou seu pai, e isso que vivem uma vida com você, por isso é importante que você se conheça a si mesmo, reconheça suas fortalezas e trabalhe para melhorar e corrigir suas debilidades e imperfeições, se ame a si mesmo para poder amar aos outros. Só você pode decidir isso. É importante que você saiba que é uma pessoa digna e correta, sabendo isso, saberá que outros erraram ao ver em você algo que não é real e que não te representa, portanto, não será um empecilho para que você siga tendo autoconfiança e siga sempre em frente…

    Curtir

Deixe um comentário