A DIFERENÇA ENTRE LÍDER E CHEFE

Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão. O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos. Alguns líderes confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder. O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda. O chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe. O chefe enxerga o hoje, o líder enxerga o amanhã, a visão do chefe é limitada, a visão do líder é muito mais ampla, o líder lança a semente e aguarda pacientemente a hora da colheita. O líder, ao contrário do chefe, trabalha o presente preparando o futuro, tem como meta ajudar os liderados a se tornarem líderes ou a realizarem e alcançarem seus objetivos. O líder eficaz é aquele que passa despercebido aos olhos da sua equipe ou instituição, ele consegue desenvolver tão bem seus liderados que em sua ausência as tarefas continuam sendo realizadas conforme o programado. Liderar é formar pessoas, torná-las aptas para a realização dos objetivos, o líder genuíno é aquele que inspira e ajuda as pessoas. O líder excelente compartilha tudo o que sabe com os seus liderados, não teme ser substituído, esse líder está sempre disposto a ensinar, motivar e acompanhar. O sucesso do líder é visto no crescimento de seus liderados; ele não é mesquinho, dominador e deve fugir do egoísmo.

About these ads

1 comentário

Arquivado em Reflexão

Uma resposta para “A DIFERENÇA ENTRE LÍDER E CHEFE

  1. Revolucionario Voluntario

    Muito bom argumento.

    Desde há muito que busco compreender a minha posição relaccionada à liderança.

    Sinto que sou um homem muito capacitado intelectualmente e muito hábil nas ideias; sinto igualmente que consigo instruir e munir aqueles que me rodeiam de alguma capacidade para gerir situações de diversa ordem.

    Mas sempre preferi não me expor nem assumir a tal posição de liderança, mas hoje não sei se me arrependo ou se me regozijo…

    Daí que hoje busco compreender a minha posição quanto à liderança.

    As vezes às pessoas falta fortemente a humildade e capacidade\qualidade para atribuir mérito e reconhecimento à quem os ajuda de algum modo, e nesse caso concreto, ajuda-las a elevar o seu nível de produtividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s