Convocação de aprovados no concurso SDPMDF

Ontem optou-se pelo curso de formação de soldados a implementação do colégio Tiradentes. Parabéns aos novos policiais que ingressarão na Corporação nos próximos dias!
Convocação a toque de caixa, após várias pressões políticas!
Ainda nos deparamos com algumas divergências em datas divulgadas no site da PM, mas a acomodação virá durante as próximas semanas.
Amanhã não teremos expediente na Corporação, pois é o nosso dia!
Parabéns a todos nós, SOLDADOS, DE TODAS AS POLÍCIAS DO BRASIL!!

Cronograma de atividades para os aprovados

24/8/2010 19:35:00

Silva Mattos
da Comunicação Social

Cronograma de atividades para os novos soldados

  

Objetivando completar o seu efetivo, a Polícia Militar do Distrito Federal, em 6 de janeiro de 2009, iniciava o concurso para seleção de novos soldados. Ao todo, foram mais de 12.700 inscritos, para 750 vagas. O cadastro de reserva era de mais 750. Ao final, 1.362 candidatos foram aprovados.

A trajetória do certame, contudo, foi marcada por atrasos e interrupções. Ainda no ano passado o Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu o concurso questionando a exigência de nível superior. Com a promulgação da Lei 12.086/2009, o concurso foi retomado e o nível superior firmou-se como requisito para os novos policiais militares no Distrito Federal. Além das provas objetivas, os candidatos foram submetidos a exames físicos, teste psicotécnico, investigação da vida pregressa e avaliação de títulos. O resultado final do concurso foi publicado em 30 de junho de 2010¹, e agora a Polícia Militar divulga o cronograma para a inclusão dos primeiros 600 aprovados. Confira as datas:

Etapa Data
Publicação do Edital de Convocação 06 de setembro
Cadastramento no Departamento de Gestão de Pessoal – DGP 13 a 17 de setembro
Inclusão na Corporação 20 de setembro
Procedimentos administrativos a cargo do Departamento de Educação e Cultura – DEC, e do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal – DSAP 20 a 24 de setembro
Aula inaugural 27 de setembro
Formatura militar 28 de setembro

Os demais aprovados serão convocados ainda neste ano. Este curso será o primeiro com exigência de nível superior para o ingresso na Polícia Militar do Distrito Federal.

¹http://www.cespe.unb.br/concursos/PMDFCFSD2009/arquivos/EDITAL_16_10__CFSD_RES_FINAL_NO_CONC_05.07.2010.PDF

Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/?pag=noticia&txtCodigo=6006

About these ads

46 Comentários

Arquivado em Concurso

46 Respostas para “Convocação de aprovados no concurso SDPMDF

  1. Gilcimar

    Olá Aderivaldo. Vc que está mais por dentro do assunto, todos os aprovados que não foram contemplados na 1 turma serão convocados? Pergunto isso pois estou em + ou – 1260 na classificação. Abraço!

    • Aderivaldo Cardoso

      Gilcimar e Carlos, as coisas aqui não seguem um padrão.
      Tudo pode acontecer.
      Aqui elas acontecem de um dia para o outro.
      A mudança de um comandante determina muita coisa. A influência política não nem se fala.
      Creio que todos serão chamados, só não sei responder quando.

  2. carlos

    Aderivaldo,

    Será que poderemos contar com a segunda turma iniciando no dia 22 de novembro?

    As questões políticas me preocupam!!!

    Abraço,

    Carlos

  3. Rafael

    Caro Aderivaldo,

    Teria como você nos explicar o que seria:

    Inclusão na Corporação 20 de setembro
    Formatura militar 28 de setembro

    E outra pergunta: quando tenho que “estar demitido”? No dia do meu cadastramento (13 a 17 de setembro) ou no dia da Incorporação (20 de setembro)???

    • Aderivaldo Cardoso

      inclusão na corporação: significa que a partir desse dia passa a receber pela PM (cadastro no sistema financeiro – SIAPE.

      Formatura militar: apresentação de vcs ao comandante do CFAP – para início de curso dia 29/09. Aquela história, o governador autoriza o início de curso, o comandante geral diz: a comando do CFAP….algo assim..rsrs

      Na semana de casdastro ele irão dar o prazo para desligamento do outro emprego. Normalmente é de dois dias. Só vai pra incorporação após o fim do vínculo com o outro órgão. Empresa privada é mais fácil.

      abraço

  4. Tulio Dias

    Bom dia, pensei que o 25 de agosto era alusivo ao soldado do exército. A PM não tem um dia comemorativo?

  5. Carlos Massami

    Caro aderivaldo, queria saber se eles vão chamar os primeiros 600 do resultado final da homologação ou os sub judices e os sub judices do concurso passado irão ocupar essas 600 vagas. Estou um pouco abaixo dos 540 vagas e com medo de ficar de fora, se puder tirar minha duvida eu agradeço.
    Abraço

  6. Alex

    Engraçado é que a PM libera o militar para fazer curso de formação da PCDF por exemplo, agora um servidor do GDF não pode pedir licença para fazer o curso de formação da PM, não entendi o porque. Aderivaldo você poderia postar algo sobre o assunto.

    • Aderivaldo Cardoso

      Até um ano atrás não podia. Aqui é como se ele estivesse cedido a outro órgão. A diferença entre a PC e a PF é que o curso de formação é etapa do concurso. Aqui não. Vc faz o curso e já é policial.

  7. PEREIRA

    Caro Aderivaldo, sou aprovado no concurso e já sou servidor público federal. Fiz uma consulta aqui em meu órgão e eles irão me conceder uma licença para curso de formação.
    1-Qual o procedimento que devo tomar junto à PMDF quando for preencher formulário de não acumulação de cargos. Pois abrirei mão de meus vencimentos no atual órgão.
    2-Se a PM não aceitar minha incorporação por estar licenciado qual procedimento devo tomar para não pedir exoneração do atual?? Apenas via judicial??

    • Aderivaldo Cardoso

      O mais sensato é informar que é servidor. O sistema Siape só cadastra na Pm após exoneração do outro. É possível que tenha que entrar com um MS.

  8. Fabio

    Essas datas de matricula pode mudar?
    Falaram q ja teria sido mudado para o dia 8 a 15… e no site da pm ta dizendo q vai até o dia 17!!!
    Ja sabe algo sobre isso???
    Abraço

  9. Alex

    Mais uma dúvida, o curso será com todos no 1° BPM, ou haverá turmas no buritinga também? Pelo visto vou ter que pedir exoneração, em que momento terei que preencher a declaração de não acumulo de cargo público. Digamos que eu efetue minha matrícula no CFP dia 09/09, porém a incorporação é apenas no dia 20/09, posso solicitar a minha exoneração no outro cargo para 20/09.

  10. PEREIRA

    PEREIRA
    agosto 25, 2010 às 2:12 pm
    Caro Aderivaldo, sou aprovado no concurso e já sou servidor público federal. Fiz uma consulta aqui em meu órgão e eles irão me conceder uma licença para curso de formação.
    1-Qual o procedimento que devo tomar junto à PMDF quando for preencher formulário de não acumulação de cargos. Pois abrirei mão de meus vencimentos no atual órgão.
    2-Se a PM não aceitar minha incorporação por estar licenciado qual procedimento devo tomar para não pedir exoneração do atual?? Apenas via judicial??

    Responder

    Aderivaldo Cardoso
    agosto 25, 2010 às 3:33 pm
    O mais sensato é informar que é servidor. O sistema Siape só cadastra na Pm após exoneração do outro. É possível que tenha que entrar com um MS.

    Caro Aderivaldo, para se entrar com mandado de segurança tenho que esperar a recusa da PM quanto a entrar licenciado?!! E no caso de entrar com MS ficarei sub judice? Isso acarretaria algum prejuízo a minha pessoa durante o curso de formação?

    Grato pela Atenção!

  11. Alex

    Aderivaldo, gostaria de uma opinião sua, hoje sou tecpen e o salário que recebo lá é igual ao de soldado de 1ª classe, estou em dúvida sobre qual rumo tomar e gostaria de ouvir sua opinião. Desde já agradeço a atenção dispensada, vc é muito prestativo.

    • Aderivaldo Cardoso

      Alex uma decisão como essa é muito pessoal, mas a sabedoria está na multidão de conselho. Sinto-me honrado em estar em seu rol de conselheiros.
      Para essa decisão primeiro deve analisar sua vocação. Não pode focar apenas no dinheiro, ele deve ser consequência em nossa vida, não objetivo. Deve ser consequência do trabalho e da satisfação pessoal.
      O soldado até 2012 estará ganhando 5.200 reais, garantido por lei, mas é lógico que teremos outros aumentos. Vc deve analisar a sua carreira. Deve focar no fim, não no início. Terminar bem é melhor que começar bem..rss

      Creio que seja isso. Aqui é um bom lugar para trabalhar. Não me arrependo de minha escolha, mas sou suspeito, sou apaixonado pela Polícia.

  12. Carlos

    Vamo receber carteiras funcionais durante o curso??

  13. Guilherme

    Boa noite Aderivaldo! Estou sem férias a muito tempo por causa dos concursos e estou decidido a curtir uma semana na praia para recarregar as baterias para o rala do curso de formação. É possível verificar com seus contatos no DP se é possível a entrega da documentação (8 a 15) por procuração? Muito obrigado!

    • Guilherme

      Boa tarde Aderivaldo! Desculpe-me pela insistência, mas só dependo dessa resposta para confirmar a viagem! Muito obrigado.

      • Aderivaldo Cardoso

        Guilherme, se eu estivesse na primeira turma eu não viajaria.

        Aqui as coisas mudam muito rápido, em dez dias muita coisa pode acontecer, pode por exemplo mudar o chefe e o outro não aceitar.

        Entende?

        Não temos padronização de procedimentos ou condutas.

        Eu adiaria essa viagem mais um pouco. Caso queira maiores informações sugiro uma visita pessoalmente ao departamento de pessoal.

        abraço

      • Guilherme

        Muito obrigado Aderivaldo! Acho que você está certo. 1400 km é muita coisa pra vir aqui em bsb resolver algum problema.

  14. Anderson

    Aderivaldo… uma dúvida!! Conforme o cronograma dia 20/09 seremos incorporados, sendo assim já receberemos o salário proporcional até o 5 dia util de outubro?? pergunto isso pq no GDF quem é toma posse e entra em exercício depois do dia 20 somente recebe após dois meses! ex. posse e exercício dia 20/09… só receberá em novembro!! oq acha?? se puder responder ou dar sua opnião!!

    abraços..

    • Anderson

      pelo silênco.. presumo que não saiba!! mas.. vlw..

      abraços.

      • Aderivaldo Cardoso

        Pensei que já havia respondido…
        Na verdade já respondi.rss
        Segundo a diretoria de pessoal vcs irão receber em outubro 1/3 do salário do mês.
        Mas eu acredito que receberão em novembro, com o acréscimos do mês de setembro.

  15. Jota Nildo

    Grande Aderivaldo, sempre prestativo a todos. Parabéns meu amigo pela dedicação. Lembre-se nas proximas estarei no apoio. Vá se acostumando, rsrsrs.

    • Aderivaldo Cardoso

      Tô meio ausente…tentei te ligar, mas não consegui falar contigo..rrss
      obrigado meu amigo, não esqueci seu livro..
      abraço

  16. eduardo

    Aderivaldo!

    sabe qnto tempo de duração do curso?

    • Aderivaldo Cardoso

      Não, pois aqui não tem planejamento, tudo muda a todo tempo….

      Depende de quem está a frente. Uma hora a prioridade é a escola tiradentes, outra o curso de formação, outra a formação continuada…

      Falas-se em algumas durações, mas prefiro não opinar.
      Aqui já tivemos cursos de 03 meses a 10 meses, como foi o meu.
      Pode tudo!

  17. Daniel

    Olá aderivaldo, primeiro gostaria de lhe agredecer por nos manter sempre informados.Você afirmou que em 2012 estaremos recebendo 5.200 reais garantidos por lei.houve um adiantamento do risco de vida? abraço

    • Aderivaldo Cardoso

      Sim – 250 após a promulgação da lei e 150 reais a partir de agosto.
      Até 2014 soma-se um valor de 1000 reais.
      Pode saber mais vendo a tabela da lei 12.086/09

  18. Maia

    Boa tarde Aderivaldo.

    Sou policial militar do Estado do Ceará e assim que sair a convocação entrarei com pedido de exoneração, porém o trâmite burocrático é um pouco demorado, em média dois meses para publicação no diário oficial. Se a PM só liberar minha reservista quando publicar o ato, haverá algum problema realizar a matrícula apenas com o RG Militar.

  19. Fernando Abreu

    Olá Aderivaldo,

    sobre os candidatos sub judices q nao tiveram nome publicado. No caso dos que estão dentro das vagas, eles voltarão para as vagas com classificação “espelho”?

    Abs

    • Aderivaldo Cardoso

      Normalmente ocorre isso, mas não necessariamente significa que ocorrerá. Temos 19 aprovados do curso de 2001 que estão entrando somente agora. Cada caso é um caso.
      É importante acompanhar de perto o processo para não perder prazos.
      abraço

  20. william mendonça

    Olá Aderivaldo, quem é servidor/empregado público não estável, tem que pedir exoneração do cargo atual na data da matrícula ou somente na data da inconrporação que é dia 20 de setembro??

    Abx

  21. Frederico

    Caro Aderivaldo
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pela prestatividade.
    Gostaria de saber se você sabe se caso ocorra desistências eles convocarão outros candidatos para preencher as vagas dos desistentes.
    Se puder me esclarecer ficarei agradecido
    Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s