A PMDF tem passado por grandes transformações nos últimos anos, principalmente de 2004 para cá, e isso é perceptível para a grande maioria.
Mas o que pode ter provocado isso?
Hoje ao realizar uma pesquisa sobre o perfil profissiográfico dos soldados policiais militares, em minha seção, vi que isso pode ser resultado de uma mudança de mentalidade que iniciou com um negócio chamado perfil psicológico dos policiais militares.
Sempre tenho falado de mudança cultural, mas ela leva tempo.
O perfil profissiográfico utilizado na corporação foi atualizado em 1998 e têm por objetivo a adequação do trabalho policial as necessidades da sociedade. Esse perfil foi formulado após análise ocupacional por tarefas, levada a termo por profissionais da área de pedagogia e oficiais da corporação, aliado ao perfil psicológico do soldado PM elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento de Recursos humanos – IDR – em 1989, juntamente com a equipe de psicólogos da PMDF. Os dados obtidos foram agrupados e foram traçadas as características necessárias e restritivas ao desempenho da função de soldado policial militar. Essas características foram posteriormente ratificadas, validadas e graduadas por oficiais da corporação. Após a validação e graduação dos atributos necessários foi definido o perfil profissiográfico que contempla atributos imprescindíveis, muito necessários e necessários aos profissionais que atuarão na Segurança Pública do DF.
E o que isso tem haver com nossa situação hoje?
Muita coisa, pois a pequena mudança realizada no perfil do profissional anterior a 1989 mudou muita coisa em nosso meio.
A mudança que pode ser provocada com uma nova reestruturação para adaptar o novo perfil do candidato universitário pode ser ainda maior.
Como base nos pilares da legalidade e do princípio da publicidade dos atos públicos saiba o que significa cada quesito analisado na avaliação psicológica para soldado PM.
Imprescindíveis: apresentação pessoal, atenção difusa, capacidade de acatar normas e regras, capacidade de adaptação, controle emocional, dedicação, discernimento, bom senso, disciplina, honestidade, imparcialidade, prudência, rapidez de ação e reação e responsabilidade.
Muito necessários: Atenção concentrada, capacidade de observação, dinamismo, educação, energia/autoridade, iniciativa, memória fisionômica, memória visual, organização, percepção, resistência à frustração e sociabilidade.
Necessário: Fluência oral, inteligência (raciocínio dedutivo/indutivo), persuasão e raciocínio verbal.
Todos esses quesitos podem ser realocados de maneira que atenda as novas exigências, talvez os quesitos: inteligência, fluência oral e persuasão sejam imprescindíveis para os próximos candidatos.
Além desses quesitos que são fundamentais para a aprovação do candidato, existem outros que serão analisados e havendo a presença de algum deles, “denotaria impedimento para o exercício da função, sendo suficiente para uma NÃO RECOMENDAÇÃO”. São eles:
Psicopatologias, Vícios (álcool, drogas, jogos, etc.), desvios de sexualidade, heteroagressividade exarcebada, agressividade auto-dirigida, fanatismo religioso, fanatismo ideológico, emotividade acentuada, impulsividade exarcebada, estrutura frágil de personalidade/sensibilidade acentuada.
Podemos observar certa carga de preconceito para a não recomendação, mesmo assim, um perfil profissiográfico é importante para detectar certos traços de desvios de personalidade dos candidatos, sendo a agressividade um dos mais importantes…
Portanto se você reprovou em algum psicotécnico é porque devem ter detectado alguns desses traços…
Com certeza precisamos aprimorar esse instrumento e utilizá-lo para contratar pessoas que já estão inseridos em uma cultura de respeito ao cidadão.
45 Comentários
Junho 6, 2008 às 2:59 pm
Eu respeito sua opinião, contudo acho que vc foi infeliz nas suas palavras. O psicotécnico é muito estranho e, no meu modo de ver, muito subjetivo. Vou te dar alguns exemplos reais que eu li pela internet e outros que eu conheço pessoalmente: uma pessoa fez dois psicotécnicos na mesma semana, sendo um para CFO PM e outro para CFO BM; foi reprovada no CFO PM e aprovada no CFO BM. Um delegado estadual foi reprovado num psicotécnico para delegado federal. Um 1º Sgt foi reprovado um psicoténico para o curso de habilitação a oficiais. Um perito da PF foi reprovado para o cargo de delegado da PF. Eu conheco um ex-sargento do GATE que foi reprovado três vezes no concurso ao CFO PM; Há cerca de um ano ele fez o CHO (curso de habilitaçao de oficiais) e agora ele é tenente. Eu conheco vários praças que, num concurso foram reprovados no psicotécnico e, no concurso seguinte, foram aprovados. Eu sei de um caso de uma pessoa que, num dia, fez o psicotécnico para o CFO PM e, no outro dia, fez o psicotécino para o hoje extinto CEFO (curso especial de formação de oficiais); foi aprovado no CEFO e reprovado no CFO. Por esses exemplos e muitos outros, eu acho o psicotécnico um exame subjetivo. Agora, pensa bem, você estuda, estuda, estuda para passar no concurso e é reprovado no psicotécnico, tendo plena certeza de que é capaz de cumprir com eficiência as atribuições do cargo pretendido. Eu percebi certa carga de preconceito quando você escreveu: “Portanto se você reprovou em algum psicotécnico é porque devem ter detectado alguns desses traços…” Eu fiz duas postagens sobre o assuto:
http://blogdopracinha.blogspot.com/2008/04/morte-do-pracinha.html
e
http://blogdopracinha.blogspot.com/2008/05/avance-para-guas-mais-profundas.html
Saudações!
Junho 7, 2008 às 1:45 am
Obrigado pela participação no blog amigo pracinha.
Talvez não tenha atingido meu objetivo em ser irônico dessa vez na parte da reprovação…
Na verdade achei esses critérios para não recomendação preconceituosos e muito subjetivos, mas conversando com soldados formados em psicologia eles me explicaram a seriedade desses testes…
Eu procurei mostrar nesse texto que o psicotécnico é importante na PMDF, mas esse perfil precisa ser mudado…
Quanto aos exemplos que vc citou, talvez seja porque as polícias hoje estejam procurando pessoas mais voltadas para o policiamento e menos atributos militares, além disso, cada cargo citado possui um perfil pré-estabelecido e cada prova pode ser realizada por uma banca diferente que pode utilizar uma das dez ou mais metodologia autorizadas pelo conselho de psicologia.
A PMDF após a criação desse “novo” perfil, mesmo ultrapassado, conseguiu atingir seu objetivo, é só observar o quanto a polícia evoluiu de 1999 para cá, apenas com 02 concursos após essas mudanças…
Não sou um defensor do psicotécnico mas respeito o trabalho realizado pelos técnicos da área…
Junho 7, 2008 às 3:10 pm
O concurso para a PM chama-se “CONCURSO PÚBLICO”. Eu quero frisar o caráter “Público” do concurso. Se é para escolher candidatos, não precisa de prova de conhecimentos nem de teste físico. Na minha opinião, o psicotécnico deveria tão-somente avaliar a sanidade mental do candidato. Eu acho um tanto que improvável que um exame psicológico de poucas horas consiga definir se a pessoa é honesta ou não, se é dedicada ou não, se…
Agora, acerca da fluência oral, este é um exame que deve ser realizado por uma fonoaudióloga, e não por uma psicóloga.
A validade do exame psicológico é muito debatido nos tribunais. Muitos Juízes, em face da subjetividade do exame, consideram-no ilegal, por não atender o critério da objetividade e da publicidade. Você sabia que, em muitos Estados, o candidato não pode sequer pegar nos laudos e nos testes, tampouco reproduzi-los (xerox). A psicóloga que o contra-indicou somente lhe informa os motivos da contra-indicação, mas não o deixar nem ao menos pegar nos laudos ou reproduzi-los para subsidiar o recurso administrativo. Isso porventura não infringiria a princípio constitucional da publicidade e o direito de acesso a dados nos órgãos públicos (habeas datas)? Ademais, o psicótecnico pode ser um “potencial” meio de favorecimentos. Não afirmo que exista favorecimento, mas que o psicotécnico pode ser um potencial meio de favorecimentos, assim como a redação também pode ser. Muitos de nós temos “telhados de vidro”; muitos de nós tentaremos concurso de acesso ao CFO, para a Polícia Federal, para a Polícia Rodoviária Federal e outros concursos que exigem a aprovação no exame psicoténico. Encerro com uma pergunta a você: Se você fosse reprovado no psicotécnico de alguns desses concursos que eu citei, você aceitaria normalmente o resultado ou duvidaria da objetividade do exame? Saudações!
Junho 7, 2008 às 3:18 pm
Realmente os testes psicotécnicos por vezes deixam no ar uma certa dúvida a cerca de sua eficácia e objetividade.
Um bombeiro aqui do DF recentemente foi reprovado no psicotécnico para a Polícia Federal, entrou na Justiça e ganhou o direito de cursar, assim como vários outros candidatos civis.
Já existe até cursinho preparatório para testes psicotécnicos, que dão dicas de como o aluno deve responder certas questões.
Mas que o exame psicológico é importante, isso não podemos negar, tendo em vista que ao menos os casos “extremos” de distúrbios comportamentais são detectados com mais facilidade e os candidatos excluídos do certame.
Junho 7, 2008 às 10:15 pm
Com certeza recorreria amigo pracinha…rsrsrs
O objetivo do texto foi mostrar quais são os critérios analisados e avaliados…
Nem imaginava que esses eram os critérios…
Eles não deveriam ser públicos?
Concordo plenamente com quase todas as suas colocações!
Junho 12, 2008 às 3:09 am
Não sériam algumas das características acima adquiridas na vida militar ( adquiridas e aperfeiçoadas )???
Junho 15, 2008 às 11:56 pm
[...] Alguns blogs também já se manifestaram sobre o assunto. Eu já escrevi dois contos sobre a questão: A morte do pracinha e Avance para águas mais profundas. Também já escreveram sobre o tema os blogs Diário de um PM, Blitz Policial e Policiamento Inteligente. [...]
Agosto 5, 2008 às 5:49 pm
[...] Perfil do candidato PM. Como é feito nosso psicotécnico? [...]
Agosto 26, 2008 às 8:42 pm
Boa noite!
Achei interessante as informacoes sobre o psicotecnico da pm e gostaria de receber mais informacoes sobre este assunto.
Rodrigo
Setembro 11, 2008 às 4:04 pm
Não sériam algumas das características acima adquiridas na vida militar ( adquiridas e aperfeiçoadas )???
as chamadas “características dos traços”, não podem ser adquiridas com o tempo…são características genéticas!!!
as características desenvolvidas com o tempo são as chamadas “características comportamentais”.
Outubro 24, 2008 às 3:49 pm
como comentou firemandf, acredito que apenas os casos extremos devem ser levados em conta nesses testes psicológicos, pois a mente humana é muito complexa e nenhum outro ser humano pode determinar a sua eficácia a partir de um simples teste, sem falar que o próprio recrutamento e a própria vida profissional servem para traçar certos(não todos) os atributos.
Novembro 27, 2008 às 12:15 pm
Acho injusto tais formas que eles usam no exame psicotécnico pois muitas pessoas quem tem capacidade são reprovados e outras que não tem capacidade são aprovados.Essas pessoas que me refiro são praças que irão invergonhar a corporação e desrespitar a sociedade.entretanto acho que não deveria ter psicotécnico e sim o tempo na corporação e que iria indicar se o canditato a praça é apto ou ñao apto.pois fazem isso tudo e depois esqueçem que o pm existe ou seja o sofrimento só foi pra entrar agora que está dentro vai ser da maneira dele, é isso que ñao concordo.
Janeiro 20, 2009 às 11:14 am
Acabei de fazer o psicotecnico da PMERJ e acreditem, me senti insatisfeito em relação ao nivel dos candidatos, acho totalmente viavel a aplicação dos testes para eliminação dos “menos preparados psicologicamente” para a carreira de Policial Militar, no entanto ainda não tenho o resultado pora saber se fui, ou não aprovado. Aguardemos pois.
Espero que a PMERJ possa continuar seus exames pra “podar” certos candidatos, pois a coisa ta feia hein. Muita gente incapaz de poder portar uma arma ou conduzir situações de risco. Fiz a prova pra Oficial e por pouco não fui selecionado na terceira etapa, agora tenho que me contentar como Praça até o proximo concurso.
Fevereiro 15, 2009 às 4:04 pm
Realmente muito interessante este assunto e tambem capaz de gerar muita duvida.Recentemente fui aprovado no concurso para soldado da policia militar de São Paulo e logo chegará minha vez de fazer estes exames,sinceramente eu não acredito que seja possivel avaliar uma pessoa em tão pouco tempo,sendo que muitos reprovam e no ano seguinte são aprovados em outra ocasão, porem no mesmo concurso com os mesmos requisitos.Eu não entendo!
Fevereiro 15, 2009 às 4:10 pm
O Correto para mim deveria ser feito o psicotécnico, deveria ser feito durante o periodo do treinamento que você terá para ocupar o cargo, acompanhamento psicologo dia a dia, assim podemos realmente de fato ver como é o perfil do canditato, e não em uma sala com tempo limite de 2 a 3 horas, ridiculo isso, “se for assim farei teatro virarei ator e fingirei uma pessoa que não sou para o Psicologo.!
Descupa o sarcasmo, mais ainda é falho esse sistema.
Março 5, 2009 às 2:58 pm
oi amigos, passei no concurso da PMPA, vou fazer semana que vem o psicotécnico, e estava na internet atras de algumas duvidas que tenho e achei esse blog legal, tirei minhas dúvidas, mas fiquei reciosa!
Março 6, 2009 às 7:59 am
Parabéns Camila,
Dará tudo certo…
Não se preocupe…
Não deixe sua ansiedade te atrapalhar!!
Março 10, 2009 às 10:07 pm
olá gostaria de saber, se pode priorizar a estabilidade. na hora da emtrevista? e cuando me perguntas o porque de min quere se pm, qual a resposta correta? desde já obrigado!!
Março 12, 2009 às 6:25 pm
Passei Tbm no PMPa e estou preocupado com o Teste, há comentários que serão eliminados aproximadamente 55% dos candidados para não sobrecarregar os próximos testes, já que foram classificados cerca de 4vezes o numero real de vagas!
Março 22, 2009 às 1:55 pm
passei pm es para sd. e quem vai aplicar o teste psicotecnico e a cespe unb… estou um pouco ansioso>>>>> sera que e muito dificil… mas concfio em DEUS E DARA TUDO CERTO
Março 24, 2009 às 11:53 pm
Seguinte galera passei no ultimo concurso de agente de escolta e muralha de sp nao estudei nada de psicologico antes do exame, o segredo na hora la é manter a calma e nao dar respostar decoras pq ela percebe isso no ato, no dia do exame durma bem alivie a mente de problemas e stress, na dinamica de grupo seja pense sempre no espirito de equipe nao tenter se mostrar que é o lider pois da minha sala que eram 45 apenas 5 foram aptos fiquem tranquilos nao é bicho de 7 cabeças não, passei neste da PM SP agora é so aguardar qual vai chamar primeiro um abraço e boa sorte a todos
Março 25, 2009 às 3:36 pm
OI td bom. Em 2007 fiz o concurso pra PMES passei na prova objetiva e de redação mas fiquei no psicotécnico por um pontinho. Agora tentei a prova novamente e passei na prova objetiva e de redação. O psicotécnico será domingo agora espero dessa vez conseguir passar. Mas é muito dificil de entender esse teste as vezes passam pessoas que eles julgam ser certas para o cargo mas chega la faz besteira. Então é dificil de entende esse teste.
Abril 1, 2009 às 11:21 am
tenho uma opinião acerca do psicotecnico idem ao do colega acima se é para selecionar façamos apenas o exame psicotecnico e pronto a adminstraçao nao gastaria tanto para selecionar o profissional.
gente… gente… psicotecnico depende do estado emocional do sujeito e a pessoa avaliadora se faz do “resultado” fornecido pelo sujeito para aprovar ou reprovar.
vejamos os numeros de pessoas que possuem CNH (quer arma maior do que um carro?) e os inumeros acidentes… Desta forma o sujeito pode omitir um fato e ser aprovado ou pode as vezes ser honesto de mais e ser reprovado. Quem ja marcou na renovaçao de CNH que faz ingestao periodica de bebida alcoolica mesmo sendo um alcoolatra? Eu desconheco.
Psicotecnico – e individual, tem que ser seguido de fatores como periodicidade e nao umas meras horas em alguma sala definir quem vai para o paredao da justiça ou quem ja fica no curso.
Abril 3, 2009 às 6:44 pm
olá sou Quillur hatun, passei neste ultimo concurço ,da pm ac gostaria de saber, se pode priorizar a estabilidade. na hora da emtrevista? e cuando me perguntas o porque de min quere se pm, qual a resposta correta? desde já obrigado!!
Abril 16, 2009 às 2:03 am
Boa noite!
Bom quero relatar que fui aprovadono edital de sp 2008 e tenho ai mais um mes para me preparar para o psicotécnico, agora tenho duvidas sobre a vestimenta e também o que devo treinar em casa que com certeza cairá no dia do exame.
Abraço
Abril 18, 2009 às 4:26 pm
Caros amigos, saudações.
Eu prestei o concurso para soldado da policia militar do estado de são paulo em 2008, passei em todas as fases, exceto no exame psicológico, cujo o resultado foi divulgado em 17/04/2009, o que me deixou bastante furioso, tendo em vista que até já até haviam procedido com minha investigação social… detalhe: sou militar da ativa das Forças Armadas (FAB), ou seja, de fato o exame psicológico pode ser levado a sério?. A resposta é NÃO!. É na verdade um exame demasiadamente subjetivo e que favorece a corrupção!. Mas eu não vou desistir.
contato: pereira.claudioluiz@hotmail.com
Maio 20, 2009 às 10:32 am
ai galera eu passei no psicologico para socio educador ou agente penitenciario para menores infratores, ate tudo beleza, mais para frente eu passei no concurso para policia militar e no dia do teste psicologico, estava tranquilo fiz uma avaliaçao na boa sai de la confiante que tinha conseguido, porque este teste foi mais facil do que o outro que fiz para socio educador, no dia que saiu o resultado o meu nome não estava na lista, fiz a entrevista devolutiva a psicologa me disse que eu não era capaz de tomar decisoes, acumulava muita energia sem saber canalizala corretamente me disse que eu era timido e outras bobagens, o teste que ela me reprovou foi o mais facil aquele de fazer risquinho, pelo teste do risquinho a mulher me disse que eu era incapaz de tomar decisoes, queria chama-la de doida por afirmar mentiras, eu sou capaz de exercer a funçao de policial militar com louvor sem me gabar, ninguem pode dizer com exatidao do que voce e capaz si não voce mesmo, si alguem dizer algo de voce sem voce ser o que estao afirmando e difamaçao e calunia e crime.
Maio 27, 2009 às 3:33 pm
fiquei reprovado no psicotecnico da pmpa tem como recorrer?
Maio 27, 2009 às 4:29 pm
Com certeza Eder!
Pode entrar com recurso administrativo e judicial!
É bom analisar o edital e ver qual a melhor alternativa!
abraço
Maio 28, 2009 às 3:45 pm
eu contratei um advogado e entrei com um mandado de segurança. pois no exame especifico de inteligencia e raciocinio eu passei nos tres testes, mas fiquei no de personalidade na entrevista devolutiva eles alegaram que eu era 100% agressivo e em outro item disseram que eu era 100% covarde. refutei todo o parecer psicologico no recurso administrativo em vao . ninguem passou. quais as reais chances que eu tenho de ganhar a causa?
Maio 29, 2009 às 12:59 pm
Gostaria de saber como é o exame psicológico para agente pentenciário em são paulo.Obrigada estou aguardando.
Maio 29, 2009 às 1:21 pm
Amiga Cláudia,
Infelizmente não tenho essa informação, mas você poderá obtê-la de forma parcial no edital normativo do concurso, em tese eles são obrigados a informar os pontos principais do exame!
abraço
Junho 1, 2009 às 12:23 am
Ola a todos! eu passei no concusso para BM RS eu agora estou aguardando o exame psicológico , estou ansioso pois já havia passado por este exame antes e fui reprovado.estou procurando dicas caso alguem tiver alguma agradeço! não sei bem oque dizer quando me perguntarem sobre os meus motivos para ingressar na corporação mas o fato é que considero uma profissão muito valorosa e uma causa pela qual vale os sacrifícios. Por fim esse exame psicológico me parece pouco eficiente e digo isso porque conheço pessoas sem um pingo de honestidade e responsabilidade que foram aprovados neste teste e no final quem vai pagar o preço por isso será a sociedade que é o objetivo final de toda polícia, ”SERVIR E PROTEGER”.
Junho 1, 2009 às 5:54 pm
O conselho que posso te dar nesse momento é: fale a verdade!
Responda o que respondeu aqui!
Se mentir isso pode influenciar em seu exame!
abraço
Junho 7, 2009 às 10:21 pm
O exame não é perfeito como nada na vida é perfeito, mas, certamente, separa os desequilibrados que podem causar tragédias daqueles que são aptos para o exercício. Acredito que o princípio básico do teste não são exatamente as perguntas (que devem ter a sua importância), mas as reações do entrevistado. Simplesmente, o psicólogo abre o bico do sujeito e ouve o que ele vai dizer, para ver se ele está se controlando, equilibrado, sóbrio, além de confirmar se ele é honesto (com as informações prévias), e se ele tem algum nível cultural e intelectual. Se o sujeito agüentar a meia hora de conversa sem perder a compostura e a coerência, acho que ele serve para o exercício policial. Já se ele se enrolar todo, dar respostas sem sentido, perder o raciocínio, se contradizer, tremer, suar e tal, é sinal de que já fica amedrontado e abalado em uma sala segura conversando com um psicólogo. Se o cara não se segura nesse ambiente tranqüilo e pacato, não vai se segurar na troca de tiros, na invasão do morro, mesmo na abordagem de suspeito. Significa que ele não tem firmeza emocional, psicológica e intelectual, e, logo, não serve para policial.
Junho 13, 2009 às 9:20 pm
Não ser apto no psicotécnico por ter ficado nervoso devido a pressão do momento. Este teste envolvem situações distintas, da situação de stress e perigo de vida na atividade policial. Em ambos você pode estar decidindo sua vida, porém de forma diferente. Sei de muitas pessoas que se borrão em ter que fazer um psicotécnico e são estremamente competentes e corajosos na atividade policial. E não importa para que cargo o façam, seja administrativo ou seja o discutido aqui de natureza policial o teste psicotécnico vai ser sempre temido pela sua natureza subjetiva em que se encontra. Você passa a tomar conciência disso quando se ve não apto em um e tem certeza de sua aptidão. Ve-se impotente em tentar provar o contrário na esfera administrativa principalmente. Porque contratestes não são aceitos na esfera administrativa? Veja como exemplo meu caso. Se errei pelo menos três respostas no teste de perfil chamei o fiscal para trocar o gabarito e me disse: responda outra para anular. Será que não influenciou, bem não havia nenhuma ferramente naquele momento para tentar acertar meu equivoco de gabarito e agora não sou apto. Ouvindo colegas que tiveram semelhante equivo me confessaram que o fiscal instrui-lhes que circulasse o correto. Sou um defensor do psicotécnico para eliminar perfis indesejáveis a determinado cargo, porém contra os testes que visam avaliar a adequação a determinado perfil para o cargo, pois necessita de mais estudos e seriedade na esfera de concurso.
Junho 8, 2009 às 3:49 pm
Como varios amigos acima, tb passei em todas as fazes no concurso da PMESP, mas no nosso querido e amado psicologico, vcs ja sabem não é, então ainda não fiz a devolutiva, mas ja posso adiantar que com a maxima certeza não tenho problemas desse genero, vou fazer um breve comentario.No dia da faze do “Amado” psico conhecemos um amigo, que tb estava prestando fizemos os teste e tivemos que ficar em SP para exames complementares(Pois somos do interior), então decidimos dar umas voltas pela cidade, esse amigo que conhecemos tinha medo até da sombra dele sempre desconfiado, em uma conversa chegou a mensionar que se aprovado não andaria de Farda pois tinha medo, e a surpresa o cara APTO, e questiono sera que o cara vai ter peito de ser PM e sair pra rua???
respostas por favor!!!!
Junho 13, 2009 às 12:24 am
ola wagner vc pode me dizer quais foram as perguntas que eles te fizeram no exame psicologico ? apesar de eu estar no exame medico ainda, gostaria de saber como são as perguntas do psicologico …
obrigado !!!
Agosto 9, 2009 às 12:16 pm
Como faço para encontrar um cursinho preparatório para o psicontécnico da pmrj
Agosto 9, 2009 às 10:52 pm
Jony, infelizmente não sou do Rio e acredito que não exista um cursinho pra psicotécnico.
Mesmo que houvesse seria somente para tranquilizá-lo, pois o teste depende muito da forma que está seu emocional no dia!
abraço
Agosto 9, 2009 às 10:52 pm
Jony, infelizmente não sou do Rio e acredito que não exista um cursinho pra psicotécnico.
Mesmo que houvesse seria somente para tranquilizá-lo, pois o teste depende muito da forma que está seu emocional no dia!
abraço
Novembro 3, 2009 às 12:23 pm
Caro amigo, Farei o psicotécnico da PMERJ dia 08/11/09 e estou me preparando somente através de “posts” sobre segurança pública e blogs como o seu.Em perguntas como: Você consome bebida alcoólica? É viável responder que sim (quando consomes),no entanto frisando que somente finais de semana e socialmente ou não necessita especificar quando? Ou é mais recomendado omitir a verdade a respeito de tal fato?
Gostei muito do blog……Aguardo resposta..
Desde já agradeço..
Novembro 15, 2009 às 2:30 pm
gostaria de saber mais coisas sobre o assunto vou fazer uma avaliação psicossomática da pm es.
Novembro 15, 2009 às 11:52 pm
Olá. Legal o site.Tenho 24 anos e presto para PMSP desde quando tinha 18.Na primeira tentativa nem consegui passar na prova escrita, depois reprovei no teste fisico varias vezes porem nunca desisti, estudei mais, treinei mais, daí veio psicologico em 2008, reprovei! foi frustrante porque trabalho no policia militar como voluntario ha 4 anos e nunca tive problemas e o pessoal que trabalha comigo sempre me deu apoio moral, entao, mesmo desmotivado, prestei em 2009 e tambem reprovei, daí fiquei muito desmotivado, acho que meu sonho de ser policial vai ficar pra traz. A pior coisa é alguem dizer que vc não pode fazer algo que sabe que pode fazer muito bem feito. Acho que não vale a pena insitir e se desgastar em concursos assim, conheço varios PMs que, ao meu ver, não serviriam nem para guarda patrimonial. Na semana passada vi um Pm de folga assassinar um eletricista por um motivo banal e ele estava prestando comigo no ano passado, daí ele passou e eu nao. Vou prestar o CFO agora, mas é dificil estudar pq sei q la na frente, no teste psicologico, serei questionado sobre qualidades, defeitos etc, mas ninguem perguntará o tempo que eu perdi investindo ate chegar naquele momento.
Dezembro 11, 2009 às 12:17 pm
Olá. Eu prestei o ultimo concurso para agente penitenciario do Estado de Sao Paulo e fui reprovado no exame psicologico, gostaria de saber se posso entrar com mandado de segurança? o resultado saiu em 19/08/2009.